O Sesi ES será representado por quatro equipes na etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) que está marcada para acontecer no mês de junho. Na última quarta-feira (05), três times de unidades de Vitória e um da unidade de Linhares foram classificadas para a competição, durante a etapa regional.

Devido a pandemia de covid-19, o evento foi realizado virtualmente por meio da plataforma FIRST Remote Event Hub (REH), com transmissão pelo Youtube do Sesi ES, e contou com a participação de 22 equipes do Sesi ES. As categorias avaliadas, sendo elas: Projeto de Inovação, Core Values, Design do Robô, Desafio do Robô e, a novidade dessa temporada, o Prêmio do Técnico. Os prêmios principais, que garantem vaga na etapa nacional, são os chamados Champion’s Award.

E os vencedores foram: primeiro lugar, The Walking Lego, do Sesi de Jardim da Penha, em Vitória; segundo e o terceiro lugar Lego Vorazes e Lego Side, ambas do Sesi Maruípe, também na Capital. Além disso, a equipe The Kings, do Sesi Linhares também foi classificada. 

A FLL é uma competição internacional em que os alunos são inspirados a pensarem como cientistas e engenheiros, usando e abusando da criatividade, a fim de desenvolverem soluções inovadoras para problemas reais. Elas projetam, constroem e programam robôs autônomos, tudo com a tecnologia da LEGO® Mindstorms. O objetivo central da competição é despertar o interesse de crianças e jovens pelas áreas de Ciências, Matemática e Tecnologia.

“Ele é um programa muito conectado com o universo das nossas empresas industriais. E aqui no Estado do Espírito Santo, nós fazemos isso desde o ensino fundamental. É importante dizer que a FLL não tem um programa que simplesmente leva os alunos a desenvolverem robôs. Ele estimula a criatividade, que é muito orientado a soluções de problemas, que cria entre as equipes muito respeito, para que cada vez mais elas consigam a se orientar a resolver problemas da nossa sociedade. A vantagem é fazer que nossos estudantes estejam cada vez mais próximos das indústrias e conectados ao mundo do trabalho”, pontuou o diretor-geral da Findes, Roberto Campos de Lima.

O Sesi ES participa do Torneio FLL desde 2013 e durante esse período conquistou premiações nacionais e participação e classificações em competições mundiais. O superintendente do Sesi ES, Mateus de Freitas, lembra que três das equipes ganhadoras da categoria Champion’s Award possuem uma trajetória de sucesso no torneio. A Lego Side e a Legos Vorazes já foram classificadas para a etapa mundial da FLL, enquanto a equipe The Walking Lego já competiu na Austrália.

Freitas também lembrou que tem uma história especial com a Robótica. “Participar junto com os alunos dessa temporada da FLL tem um significado muito importante para mim. Há exatos 20 anos, eu estava na posição deles, competindo em um torneio de robótica. Um momento que eu tenho certeza que fez toda a diferença na minha carreira profissional. Um momento de desenvolver a criatividade, de aprender sozinho, de trabalho em equipe. Habilidades que farão a diferença no futuro profissional dessas crianças e adolescentes, eu adquiri participando desse torneio e cheguei onde estou hoje”, relembrou o superintendente.

Veja como foi a etapa regional: 

Temporada

Na temporada 2020-2021 da FIRST® LEGO® League (FLL)  o tema é RePLAY – esportes e brincadeiras que movimentam o corpo e evitam o sedentarismo. O intuito é incentivar a prática de atividades físicas para garantir uma qualidade de vida melhor, evitar o sedentarismo e promover a saúde.

Deste modo, os participantes precisaram pensar em formas inovadoras de motivar e tornar as pessoas mais ativas. Este é o primeiro critério de avaliação: Projeto de Inovação.

É no Desafio do Robô que vemos a magia dos projetos. As equipes colocam em prática o que foi idealizado e o robô realiza 14 missões específicas, tais como: capturar, transportar, ativar ou entregar objetos em um tapete oficial da competição. Cada time tem direito a três rounds para completar o máximo de tarefas possíveis durante 2 minutos e 30 segundos.

Para avaliar o Design do Robô, os juízes levam em consideração sensores de movimento, cor, controladores e motores, além da programação e estratégia utilizadas. A capacidade da equipe em demonstrar o que foi feito e como foi feito, bem como explicar a evolução do trabalho até o projeto final também são fatores avaliados pelos juízes.

Por fim, são verificados os Core Values. Esta categoria visa manter a competição amigável, com ganho mútuo. Deste modo, o trabalho em equipe, com inclusão, diversão e inovação são considerados.

Confira os premiados em cada categoria: 

Champion’s Awards:

  1. The Walking Lego
  2. Legos Vorazes
  3. Lego Side

Desempenho do Robô:

  1. The Walking Lego
  2. Lego Side

Core Values:

  1. Tecnolandia
  2. Imagine Lego

Design do Robô:

  1. Legotrix
  2. Troia

Projeto de Inovação: 

  1. The Kings
  2. Sirius

Prêmio Técnico Destaque:

Leonardo Callegario (Tronics Plus +)

Classificados para a etapa nacional: The Walking Lego, Legos Vorazes, Lego Side, The Kings

Suplentes para a etapa nacional: Legotrix, Tecnolandia, Sirius e Troia

* Por Fiorella Gomes 

Compartilhe