Setenta e quatro pessoas deram o primeiro passo para mudar de vida nesta segunda-feira (17) com o apoio do Sesi de Jardim da Penha, em Vitória. É que elas vão poder concluir o Ensino Médio e ainda se qualificar para o mercado de trabalho em até 18 meses, com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da instituição, que é na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

Poder concluir o ensino básico e buscar uma nova profissão é o sonho de Wesley Alicio Mesquita dos Santos, 31 anos. Hoje trabalhando como operador de máquinas, o sonho dele é ser paisagista.

“Terminar o Ensino Médio é o básico para um cidadão ter o que almeja. Para o meu futuro, o plano é ser empreendedor. Terminando o Ensino Médio vou querer fazer a prova do Enem e tentar a faculdade de Engenharia Civil. Mas quero muito seguir no caminho do paisagismo. Já aprendi muitas coisas na empresa em que trabalho e se Deus quiser irei seguir esse caminho”, revelou.

Já a Graziele Barbosa dos Santos, 30 anos, pretende seguir por duas áreas: a enfermagem e a assistência social. Para ela, concluir o Ensino Médio é uma forma de se sentir realizada pessoalmente e também de inspirar os filhos.

“Eu escolhi fazer a EJA porque eu precisava me sentir realizada, era algo que faltava dentro de mim. Essa será uma etapa fundamental dentro da minha casa, porque quando eu falo com meus filhos ‘vocês precisam estudar’, eles rebatem ‘mas você nem concluiu os seus estudos’”, contou.

Para os dois, que trabalham ou cuidam da casa e da família, a modalidade de Ensino a Distância é essencial para que concluam essa etapa. Isso porque o EaD possui uma proposta flexível que permite ao aluno atrelar o estudo a sua rotina já que poderá acessar os conteúdos via internet em qualquer lugar e horário.

Retomada

O Sesi ES retoma a oferta da EJA, depois de cinco anos, para alunos a partir dos 18 anos. Nesta turma específica de Jardim da Penha, além da oportunidade de concluir o Ensino Médio, o aluno também terá a oportunidade de realizar um curso de qualificação profissional gratuito de Eletricista Instalador Residencial e Predial pelo Senai ES.

“Tanto no Sesi quanto no Senai, nós deixamos há muito tempo de oferecer cursos, matrículas e disciplinas para oferecer oportunidade de emprego presente. A nossa proposta está voltada para inserir o aluno adulto no mercado de trabalho”, explica o superintendente do Sesi ES e diretor regional do Senai ES, Mateus de Freitas.

Freitas ressalta que, apesar de se ouvir falar muito em crise econômica no país devido à pandemia de Covid-19, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que as indústrias do Espírito Santo abriram mais de 5 mil vagas de emprego no estado.

“Nós temos um desafio muito grande da qualificação profissional das pessoas que estão procurando versus a oportunidades de emprego presentes. Quando a gente oferece uma EJA, que tem alguns diferenciais, vem para suprir esse gap”, explica.

A EJA é totalmente gratuita e possibilita aos alunos concluírem o Ensino Médio em até 18 meses. O curso conta com encontros presenciais realizados uma vez por semana na unidade – esses alunos serão divididos em turmas menores para cumprir o distanciamento social necessário para o combate à Covid-19; e nos quatro dias da semana em que o aluno não estará no Sesi, ele pode acessar a plataforma de estudos de onde quiser e no melhor horário.

O curso possui uma matriz curricular voltada para as necessidades do mundo do trabalho e uma infraestrutura completa para realização das aulas. “A proposta da EJA é melhorar a escolaridade dos alunos e, consequentemente, aumentar a quantidade de mão de obra no mercado”, explica o gerente de Educação Básica do Sesi ES, Samuel Saibert.

Saberes

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesi ES conta com uma metodologia exclusiva: o reconhecimento de saberes. Por meio dela, os professores identificam, validam e certificam as competências e habilidades adquiridas pelas experiências de vida e trabalho do estudante adulto.

* Por Fiorella Gomes

Compartilhe