O Sesi implementou com sucesso o Programa de Conservação Auditiva. Conheça o serviço!

O ambiente de trabalho pode oferecer alguns riscos à saúde do trabalhador. E os ruídos frequentes são alguns deles, uma vez que pode ocasionar problemas auditivos e demais impactos na rotina do colaborar.

Entre eles, o absenteísmo, a desmotivação, o afastamento e a queda de produtividade, o que gera prejuízos para o bem-estar do funcionário, bem como para o orçamento do negócio.

Por isso, é importante que as organizações busquem formas de prevenir esse tipo de situação. E uma solução é a implementação do Programa de Conservação Auditiva (PCA).

E o Sesi Saúde ES ajuda a sua empresa nesta missão, trazendo grandes resultados para o seu negócio.

É o caso do trabalho realizado com a Hidremec Indústria de Materiais Ferroviários Ltda.

Como foi

O programa foi totalmente customizado para atender às necessidades da empresa e incluiu:

– a elaboração do Documento Base estabelecendo as responsabilidades de todos os envolvidos junto com o plano de ação a ser desenvolvido;

– o monitoramento contínuo das audiometrias;

– treinamentos para colaboradores, sensibilizando-os sobre os efeitos do ruído na audição e a importância do uso correto dos equipamentos de proteção auditiva;

– fiscalização do uso correto dos protetores auditivos e avaliação do estado de conservação dos mesmos;

– elaboração do relatório anual.

Resultados

A empresa obteve resultados positivos, protegendo a audição de seus funcionários e fortalecendo sua posição com responsabilidade social e segurança ocupacional no setor industrial.

Alguns deles foram:

– redução do risco auditivo por meio da conscientização dos trabalhadores nos treinamentos realizados;

– diminuição da fadiga do trabalhador e consequente melhoria da sua qualidade de vida, que pode refletir na sua produtividade e redução do risco de acidentes;

– melhoria da comunicação interpessoal do trabalhador, que facilitam as relações de trabalho;

– diminuição do estresse, doenças cardiovasculares, entre outras, que podem ser causadas por exposição excessiva a ruídos;

– realização de ações educativas e de prevenção;

– redução de gastos futuros com possíveis pagamentos por indenizações.

Ficou interessado em também ter esses resultados na sua empresa?

* Por Fiorella Gomes

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