Evento tem o formato de uma simulação das Conferências das Nações Unidas, onde os alunos representam diversos países em rodas de debates

 

Os alunos do Ensino Médio de diversas unidades do Sesi estão participando, neste mês, do MiniONU. A programação é adaptada à realidade de nossos alunos para que os mesmos possam desenvolver competências e habilidade que os ajudem na vida acadêmica e em suas relações interpessoais.

Os professores ensinam, entre outras coisas, questões culturais e direitos fundamentais. Um dos aspectos mais relevantes é a possibilidade de contato com realidades sociais distintas, bem como o estímulo ao trabalho em equipe e ao empreendedorismo. O evento é uma etapa preparatória para o Sesi ONU, que acontecerá no próximo mês na unidade de Jardim da Penha.

O Sesi Civit, na Serra, foi a primeira escola a receber a programação do MiniONU. “O evento possui uma importância única na vida do aluno, uma vez que ele consegue perceber as desigualdades sociais, econômica e políticas do nosso planeta. Os depoimentos dos meninos nos mostram como a visão deles se altera a partir dessa experiência. Muitos desses alunos enxergam um outro mundo após esse evento e começam a ter mais empatia pelos problemas dos nossos países vizinhos. Eles percebem que as crises humanitárias não são uma escolha, e sim uma necessidade de sobrevivência”, ressaltou o professor de Geografia Carlos Raphael, responsável pelo projeto no Sesi Civit.

O MiniONU também vai ser realizado, entre os dias 08 e 09, no Sesi Araçás. No dia 10, o evento acontece nas unidades de Maruípe (Vitória), Cobilândia (Vila Velha), Porto de Santana e Campo Grande (Cariacica). Por último, a mini conferência encerra suas ações no Sesi Aracruz no próximo dia 17.

Confira algumas fotos do MiniONU no Sesi Civit:

O MiniOnu

O Modelo Intercolegial das Nações Unidas (MiniOnu) é um projeto realizado pelo Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas, que tem como objetivo levar temas internacionais aos alunos do Ensino Médio. Ele insere-se no conjunto de simulações das Nações Unidas realizadas em todo mundo como um projeto pedagógico com concepção abrangente de aprendizado.

Por meio do engajamento de estudantes do curso de Relações Internacionais, formam-se ambientes de simulação de organismos internacionais ou instituições nacionais com agenda internacional, também chamados de comitês, que serão palco de discussões de temas relevantes da agenda internacional.

Cada comitê procura reproduzir o que acontece na realidade. Os alunos se transformam em “delegados” que defendem interesses do ator a ele atribuído, após passar por um período de preparação. Durante quatro dias os “delegados”, distribuídos em seus comitês, debatem, pactuam, deliberam e criam consensos para os temas em questão promovendo assim, não somente os conhecimentos, mas a capacidade de relacionamento, diálogo e gerência do imprevisto.

 

Por Thaíssa Dilly 

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