O sábado (26) estava chuvoso e frio, um tempo atípico para Cachoeiro de Itapemirim. Mesmo assim, mais de 17 mil pessoas compareceram ao Senai da cidade para as atividades da Ação Global. Esse mutirão da cidadania, parceria entre Sesi e a Rede Globo, acontece simultaneamente em todo país. Na edição capixaba foram 30.731 atendimentos realizados.

Já nas primeiras horas do dia, quem passava em frente a unidade, localizada no bairro Alto Monte Cristo, podia visualizar um fila se formando. Faltando alguns minutos para a abertura dos portões, o número de pessoas à espera da Ação Global, já dobrava o quarteirão. Eram senhores e senhores, jovens e crianças em busca de serviços essenciais nas área de saúde, cidadania, cultura, esporte e lazer.

Mais uma vez, o serviço mais procurado pelos cidadãos foi a emissão de documentos. Muitas das pessoas buscavam pela emissão de segunda via de Carteira de Identidade, por exemplo. Outras, ansiavam em tirar a primeira Carteira de Trabalho. Caso do jovem Marco Antônio da Silva, 17 anos.

“Está muito difícil fazer a Carteira de Trabalho agendamento (no Fórum Eleitoral). Eu vim aqui hoje, de madrugada, para conseguir uma vaga. (A Ação Global) ajuda muito as pessoas, que assim como eu, não conseguem agendar. A gente vem cá, tira na hora e vai embora com a carteira já em mãos“, disse.

Outro estande que teve bastante procura foi o de serviços de beleza, como corte de cabelo e sobrancelhas. Pessoas de todas as idades aproveitaram o sábado para dar um up no visual e melhorar a autoestima, como a vendedora Celia Ferreira Almago, 68 anos.

“Eu acho que todas as mulheres têm que cuidar da beleza. É muito importante a gente vir nos cuidar. Todas que estão aqui, estão com a mesma intenção de ficarem bonitas. E essas meninas trabalham com muito carinho, estou me sentindo muito bem aqui“, aprovou.

Ação Global 2018 - Cachoeiro de Itapemirim

Novidades

Uma das novidades da edição 2018, foi a presença da Unidade Móvel de Mamografia do Sesi-ES. O veículo, que tem seis metros de comprimento e um mamógrafo digital, ministrado por um técnico de radiologia, pode atender 256 atendimentos por mês e até 35 exames por dia. A Unidade já esteve presente no Sesi Saúde de Colatina.

A Ação Global ainda ofereceu serviços de orientação jurídica e contou com a presença do ônibus “Juizado da Lei Maria da Penha” e com a presença da juíza da da 9ª Vara Criminal de Vila Velha, Maria Hermínia Azoury, responsável pela Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar. No local, mulheres receberam atendimento social e psicológico.

Por Fiorella Gomes

Compartilhe