Vai ter Espírito Santo no mundial do F1 in Schools, sim!
A equipe Pocadores Racing Team, do Sesi de Jardim da Penha, em Vitória, conquistou uma vaga para o mundial do torneio que acontece na Austrália, em 2022. O passaporte dos nossos alunos foi carimbado após ocuparem o 3º lugar no pódio do Torneio Sesi F1 in Schools, uma das categorias do Festival Sesi de Robótica. A premiação aconteceu no último domingo (27).
O F1 in Schools é um evento que tem como objetivo estimular o empreendedorismo jovem, a partir da criação de microempresas, a utilização de recursos tecnológicos e o desenvolvimento de marca, nome, logotipo, cores, identidade visual da equipe, além de criar planos de negócios e de marketing, patrocínio e estratégias em mídias sociais. Sua proposta é promover uma liga que simule os desafios profissionais de uma corrida de carros, desde a criação da escuderia até a competição na pista. O detalhe fica por conta do tamanho dos modelos, que são reduzidos.
Outras duas equipes do Sesi ES representaram os capixabas no Torneio Sesi F1 in Schools. Foram elas Gear One, do Centro Integrado Sesi/Senai Civit, de Serra; e Makaira, do Sesi Maruípe, em Vitória.
Mundial 2021
Em junho deste ano, a equipe formada por seis estudantes, com idades entre 13 e 17 anos, participou do evento mundial, que ocorreu de forma virtual e foi transmitido pelo Youtube. A participação no evento inglês foi conquistada após o grupo capixaba ficar com a segunda colocação geral no F1 In School, competição nacional automobilística oficializada pela própria Fórmula 1, realizada em março do ano passado, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo.
“Conseguimos uma vaga para disputar o mundial como a equipe colaborativa brasileira, ou seja, juntamos três integrantes da nossa equipe com mais três de uma equipe grega e temos a missão de montar uma nova equipe do zero com eles, criando um nome, logo, identidade, etc”, explicou Bruno de Castro, professor de Robótica do Sesi Jardim da Penha e responsável pelo grupo.
First Lego League – FLL
Os capixabas também fizeram bonito no Torneio SESI FIRST LEGO League – Challenge (FLL), que também compõe o Festival Sesi de Robótica. A equipe The Kings, do Sesi Linhares, conquistou o 4º lugar na categoria Projeto de Inovação.
Esse torneio desafia jovens a repensarem espaços para exercícios, competições e brincadeiras com foco na realidade atual e de olho no futuro. Para isso, eles aplicam conceitos de STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) na criação de projetos de inovação. Dessa forma, constroem e programam robôs e colocam eles para completar missões em que o objetivo final é se divertir.
O Estado também foi representado pelas equipes The Walking Lego, do Sesi Jardim da Penha; Lego Side e Legos Vorazes do Sesi Maruípe, ambas unidades localizadas em Vitória.
* Por Fiorella Gomes
Com informações da AcerlorMittal e CNI