A experiência traz para o aluno um grande enriquecimento cultural e crescimento pessoal

 

Na última sexta-feira (24) aconteceu a última etapa do MiniONU nas unidades do Sesi-ES. Durante todo o dia, os alunos do Ensino Médio simularam Comissões Temáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) nas salas de aula do Sesi de Aracruz. Os estudantes representaram os países que compõem os grupos de discussão da entidade com propriedade: vestidos em trajes formais ou típicos de cada Nação eles defenderam os pontos de vista adotados pelos países, ainda que não concordassem com os posicionamentos.

“A MiniONU está sendo muito legal, achei muito interessante a forma como este projeto está aprimorando as minhas habilidades de argumentação e também nos prepara para falar em público. Acho muito importante esse trabalho feito por nossa escola, pois também nos prepara para o mercado de trabalho”, disse Lucas Almeida Costa, aluno da 1º série B.

Os estudantes têm uma rotina de preparação e estudos que acontece em cada unidade e faz toda a diferença na formação escolar.

“A MiniONU traz um grande aprendizado para todos os alunos, pois precisam estudar países, formular perguntas e debater de uma forma a sanar os tópicos levantados. Os alunos estão muito bem preparados e os debates estão acontecendo de uma forma bacana. Percebe-se a dedicação de todos os envolvidos, proporcionando um momento muito bacana de aprendizado”, contou Fabiana Rigamonte Alves, professora de Física.

 

O MiniOnu

O Modelo Intercolegial das Nações Unidas (MiniOnu) é um projeto realizado pelo Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas, que tem como objetivo levar temas internacionais aos alunos do Ensino Médio. Ele insere-se no conjunto de simulações das Nações Unidas realizadas em todo mundo como um projeto pedagógico com concepção abrangente de aprendizado.

Por meio do engajamento de estudantes do curso de Relações Internacionais, formam-se ambientes de simulação de organismos internacionais ou instituições nacionais com agenda internacional, também chamados de comitês, que serão palco de discussões de temas relevantes da agenda internacional.

Cada comitê procura reproduzir o que acontece na realidade. Os alunos se transformam em “delegados” que defendem interesses do ator a ele atribuído, após passar por um período de preparação. Durante quatro dias os “delegados”, distribuídos em seus comitês, debatem, pactuam, deliberam e criam consensos para os temas em questão promovendo assim, não somente os conhecimentos, mas a capacidade de relacionamento, diálogo e gerência do imprevisto.

Por Thaíssa Dilly

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