Quando pensamos em estratégias capazes de aumentar a produtividade industrial, nos deparamos com uma questão crítica para a gestão da Saúde e Segurança do Trabalhador: Será possível produzir em menos tempo, com mais qualidade e, ainda, reduzir custos futuros, por meio de ações que melhorem as condições e ambientes no trabalho?

A competitividade da indústria está diretamente ligada à sua capacidade de produzir. Quanto mais eficientes formos em nossos processos, melhores serão nossos indicadores de produtividade. Ou seja, quanto maior for a quantidade produzida utilizando os recursos disponíveis, como a força de trabalho, as máquinas e equipamentos, o tempo, dentre outros, mais produtivos seremos!

Foi pensando nisso que o Sesi desenvolveu o Safety+. A consultoria em Saúde e Segurança do Trabalho focada na produtividade, que visa a melhoria da performance da sua empresa por meio da melhor utilização e gestão dos recursos disponíveis, tanto humanos, quanto materiais.

O Safety+ foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar composta por Engenheiros de Segurança do Trabalho, Engenheiros de Produção, Enfermeiros do Trabalho, Ergonomista, Psicólogo e Técnicos de Segurança do Trabalho.

Desta forma, foram identificados quais são os indicadores da gestão da Saúde e Segurança do Trabalhador que tem capacidade de impactar diretamente nos resultados de produtividade da indústria. A partir daí, foi desenvolvida uma metodologia de ação que busca melhorar estes indicadores, tornando mais eficaz a utilização dos recursos disponíveis, diminuindo os desperdícios verificados nas rotinas e, consequentemente, atingindo melhores resultados da eficiência operacional.

As premissas desta consultoria são:

• Melhorar a performance da indústria através de intervenções em SST;

• Otimizar a utilização dos recursos disponíveis (humanos e materiais);

• Intervenções rápidas e de baixo custo, construídas junto com a empresa.

Com a finalidade de validar as soluções oferecidas através do Safety+, as equipes do Sesi, atuando em indústrias do Espírito Santo, conseguiram mensurar ganhos de produtividade de até 52% em determinada linha de produção de uma empresa. Em outra organização foi possível evitar um custo de mais de 109 mil reais, considerando as possibilidades de um cenário futuro, agindo no presente. Além de alcançar índices de melhoria de 69% em indicadores de acidentes do trabalho, redução de até 66% em fatores de riscos psicossociais e 36% de melhoria nos fatores de riscos ergonômicos em outras indústrias.

Para saber mais sobre essa e outras soluções desenvolvidas pelo Sesi, que podem te auxiliar nas situações enfrentadas em sua empresa, entre em contato com a equipe do Centro de Referência Sesi Saúde através do formulário abaixo.

Compartilhe