As oportunidades são para alunos do 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental.
O Sesi ES está ofertando bolsas de 100% de desconto sobre a mensalidade para interessados em estudar nas unidades do Estado. As inscrições para o processo seletivo abriram nesta segunda-feira (05) e seguem até o dia 16 de julho de 2021. As vagas são para alunos a partir do 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Podem concorrer ao desconto alunos de escolas públicas e privadas que atendam as especificações publicadas em edital. Para se inscrever, é só clicar aqui.
Para participar do processo seletivo, o aluno deve, obrigatoriamente, enquadrar-se na condição de baixa renda a ser atestada mediante autodeclaração em cumprimento ao regulamento do Sesi e possuir média anual mínima de 75 pontos em cada uma das disciplinas/componentes curriculares que serão comtempladas no Processo Seletivo (conforme edital).
As inscrições serão realizadas somente no link liberado nessa página com o correto preenchimento do formulário e o envio, por meio de campo específico, de documento que comprove as notas obtidas. Do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental serão consideradas as notas das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências referentes ao ano letivo de 2019.
O candidato ou responsável deve fazer o envio do histórico escolar ou documento comprobatório de notas do ano escolar cursado em 2019 clicando no botão “Adicionar Arquivo” e fazendo upload do arquivo. O documento deve estar em formato .pdf. Caso seja necessário digitalizar o histórico, o candidato deverá estar atento à qualidade da resolução (mínimo de 300 dpi), já que se estiver ilegível, a inscrição será indeferida.
Perfil
Os candidatos as bolsas devem ficar atentos aos requisitos necessários para o preenchimento da autodeclaração de baixa renda. Ficam dispensados de apresentar a declaração aqueles que:
– cursam ou cursaram educação básica em escola pública, ou em instituições privadas na condição de bolsista integral;
– forem beneficiários de vagas gratuitas nos serviços sociais autônomos;
– sejam alunos regularmente matriculados na educação básica, na condição de articulação curricular com educação profissional;
– tenham registro ou sejam membros de família cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, regulamentado pelo Decreto nº 6.135, de 26 de junho 2007.
Para a dispensa de apresentação da declaração de baixa renda seguindo os requisitos acima, o responsável do aluno candidato deve anexar, no ato da inscrição, os documentos que comprovem tais registros para validação e arquivamento pela unidade escolar.
Como vai funcionar
Ao fazer a inscrição, será necessário apontar para qual série/ ano e unidade Sesi é a vaga pretendida. Cada unidade tem um número diferente de vagas, que você pode conferir no edital. O critério para classificação obedecerá a maior média geral em ordem decrescente até completar a totalidade das vagas ofertadas por escola. Em caso de empate, serão utilizados os critérios de maior nota em matemática; maior nota em língua portuguesa; maior idade; persistindo o empate, será realizado um sorteio.
Os resultados do Processo Seletivo serão divulgados no dia 26 de julho, na Centrais de Atendimento das Unidades Escolares, onde o candidato realizou sua inscrição.