Lançado no mês do movimento “Abril Verde”, edital busca soluções em saúde e segurança para a indústria capixaba e conta com o apoio do Senai ES e do FindesLab
Tem alguma ideia ou solução para fomentar à saúde e a segurança na indústria capixaba? Então fique de olho no Edital Sesi Tech! Serão R$ 2 milhões de aporte em recursos não reembolsáveis de cooperação no desenvolvimento de soluções inovadoras em processos e produtos com foco em Saúde e Segurança do Trabalhado (SST) para atender às demandas industriais.
A data de publicação do edital não foi por acaso. Acontece no mês do movimento “Abril Verde”, direcionado para a conscientização da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Os projetos selecionados têm potencial para serem aplicados no Serviço Social da Indústria do Espírito Santo (Sesi ES), fomentador do edital, que conta com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (Senai ES), como parceiro de execução, e o FindesLab, como operador da chamada e gestor do programa.
Projetos a serem apoiados
Neste cenário complexo atual, faz-se necessário buscar meios cada vez mais modernos e inovadores para cuidar das pessoas e reforçar a saúde e a segurança dos trabalhadores.
E por isso, as soluções devem propor melhorias em ergonomia, segurança do trabalho e saúde ocupacional, a fim de reduzir o número de trabalho e os custos por acidentes e doenças vinculadas ao trabalho, aperfeiçoar a performance do trabalhador da indústria e melhorar a saúde e a segurança dos funcionários.
As propostas devem desenvolver produtos, serviços e soluções, novos ou aprimorados, com escalabilidade e que gerem impactos mensuráveis para a produtividade dos ambientes de trabalho, garantindo a segurança e a saúde dos trabalhadores da indústria.
Quem pode participar?
Podem submeter ideias empresas capixabas, com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) primário industrial, para categoria A, que envolve industriais de micro, pequeno, médio e grande porte, que buscam soluções tecnológicas para desafios internos de SST.
E também, startups ou empresas industriais que proponham soluções para promover a SST, aplicáveis a desafios de SST da indústria em qualquer setor, com potencial para tornar-se solução a ser oferecida em parceria com o Sesi ES para o mercado.
Como inscrever a ideia?
A submissão das propostas será em duas fases: Inscrição e Plano de Projeto. A inscrição poderá ser feita de 06 de abril a 03 de maio, pelo site www.findeslab.com.br/sesitech.
No ato da inscrição, o candidato deve anexar a descrição detalhada da ideia, um vídeo (pitch) de até três minutos apresentado a proposta e alguns documentos obrigatórios para participação, como cartão do CNPJ e cópia do contrato social da empresa.
Em seguida, será feita a análise dos documentos e as ideias serão pré-avaliadas conforme os critérios da Pré-Seleção. As empresas habilitadas e com as melhores ideias seguirão para a próxima fase.
Na segunda etapa, as empresas vão elaborar o plano do projeto com escopo, equipe, desafios, atividades, cronograma físico e financeiro, em conjunto com o Sesi ES e o Senai ES. O plano será avaliado por um Comitê de Avaliação, e os melhores projetos serão selecionados para iniciar a execução que se efetiva após a assinatura do Termo de Cooperação. O resultado será divulgado no site www.findeslab.com.br.
Como será o uso dos recursos?
A verba do edital é destinada para a fase de desenvolvimento tecnológico dos projetos, custeando hora técnica, matéria-prima e insumos inerentes aos processos de desenvolvimento da solução. Além do investimento financeiro, as selecionadas terão acesso ao coworking e ambiente do Findeslab, capacitações e eventos, interação com o ecossistema e parceiros do Findeslab, e gestão do seu projeto.
Os projetos selecionados para a categoria A receberão recursos financeiros de até R$ 300 mil e para a categoria B até R$ 200 mil para o desenvolvimento tecnológico com suporte do Senai e a Rede de Institutos de Tecnologia e Inovação.
Para somar recursos e potencializar os resultados do projeto, as empresas proponentes participarão também com a contrapartida, financeira e econômica, proporcional ao recurso aportado pelo edital, e de acordo com a categoria, mínimo de 30% para categoria A e de 10% para a categoria B.
Participação e dúvidas
Tem interesse em participar desta chamada e quer um apoio no processo? Não se preocupe, pois o time Findeslab vai realizar tira-dúvidas on-line e workshops virtuais para te orientar. De qualquer forma, é muito importante que conheça o edital e suas diretrizes.
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