Atividade alavanca a produtividade e reduz gastos e afastamentos

A empresa é onde passamos a maior parte do dia. Um local de trabalho em boas condições é fundamental para manter a saúde, a segurança e a qualidade de vida dos trabalhadores. Mas, você sabia que investir em ergonomia, ou seja, na forma como as pessoas executam o seu trabalho, pode impactar diretamente na vida delas e nos negócios da empresa?

Para promover intervenções de problemas que prejudicam os trabalhadores na empresa, é preciso avaliar as condições do ambiente ocupacional.  Ao identificar os riscos, é possível propor melhorias nos postos de trabalho. E não para por aí!

Se você pensa que em ambientes industriais modernos, com automação, a ergonomia não precisa estar presente, enganou-se.

A ergonomia instalada no ambiente industrial pode proporcionar ganhos para a empresa. Se liga!

AUMENTO DA PRODUTIVIDADE. Uma empresa com uma estrutura de base, com ações direcionadas para estações de trabalho ergonômicas, como adequação dos postos de trabalho ao indivíduo e suas particularidades, incluindo possíveis deficiências e demais necessidades especiais, permite ao trabalhador maior eficácia das atividades na linha de produção. O resultado é o maior engajamento na realização das tarefas e de controle na prevenção de possíveis doenças ocupacionais e de lesões, refletindo no aumento da produtividade.

REDUÇÃO DE AFASTAMENTOS.

A falta de ações direcionadas para a ergonomia no trabalho pode refletir em doenças laborais e, consequentemente, em acidentes e afastamentos de trabalho.

Por tabela, isso pode aumentar os gastos da indústria, com a contratação de trabalhadores substitutos. Por isso, é essencial oferecer qualidade de trabalho ao empregado, para eliminar a possibilidade de danos a sua saúde.

REDUÇÃO DE GASTOS. A avaliação ergonômica é essencial e obrigatória para assegurar a saúde do trabalhador. Se a prática ergonômica no ambiente de trabalho for inadequada, a empresa ficará passível de multas e processos trabalhistas. Trabalhar de forma ativa na prevenção e controle de doenças do trabalho, como os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) e as Lesões por esforço repetitivo (LER) é essencial para a saúde do empregado e, consequentemente, da empresa.

“O objetivo principal da Ergonomia no Trabalho é o cuidado com a saúde do trabalhador, dentro e fora do ambiente de trabalho. A intenção é prevenir acidentes e lesões, tanto pela falta de conhecimentos sobre a postura ideal a ser adotada, quanto à má adequação de mobiliário e procedimentos organizacionais”, destaca o ergonomista do Sesi Saúde Vitória, Daniel Sales Barbieri Pereira.

Se você quer cuidar da saúde dos seus trabalhadores, conte com a equipe do Sesi Saúde. O time de profissionais vai analisar posturas, movimentos corporais, equipamentos usados, possíveis adequações antropométricas e em face do ambiente de trabalho, a fim de promover a integração entre as capacidades e limitações do trabalhador, e suas condições de trabalho para uma melhor eficiência produtiva.

Normas Regulamentadoras

O assunto é tão importante que existe uma norma trabalhista só para isso: a NR17. Obrigatoriamente, a norma estabelece como a empresa vai oferecer melhores condições ergonômicas para o trabalhador.

Segundo Daniel, a norma surge para atender a fiscalização e a possíveis passivos trabalhistas. Isso permite um maior conhecimento desses riscos por parte do empregador, de forma que permite atuar na prevenção, mitigação ou eliminação de riscos inerentes da atividade ou da organização.

Confira a NR 17 – Ergonomia que está em vigência desde 03/01/2022

  1. Etapa preliminar

Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP) para as situações de trabalho visando a adoção de medidas de prevenção e de adaptação das condições de trabalho por todas as organizações.

  1. Etapa De Aprofundamento

Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é mantida, porém a necessidade de elaboração será indicada após a avaliação preliminar, com base na metodologia de riscos.

Você pode adquirir esse e outros serviços do Sesi Saúde para a sua empresa. ​
Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato.

CONTATO
Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC): 0800 102 0880
WhatsApp: (27) 99841-2270 | E-mail: [email protected]

Compartilhe