O consultor e empreendedor Felipe Rigoni contou sua história de superação para os jovens do Vira Vida
O Programa Vira Vida, realizado no Espírito Santo pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-ES), promoveu nessa terça-feira, dia 8 de março, a entrega do Projeto de Vida, um importante passo para os 28 jovens que compõem as turmas 1 e 2, iniciadas em maio de 2015. O evento, ocorrido na sede do Programa, no Centro de Vitória, contou com a palestra do consultor e empreendedor Felipe Rigoni e também com a entrega dos certificados de conclusão do curso de Operador de Computador oferecido pelo Senai-ES, parceiro do Vira Vida.
O evento teve início com a palestra do jovem Felipe Rigoni, de 24 anos, que ficou conhecido no Brasil ao ter sua história abordada em reportagem da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Rigoni, que é natural de Linhares, tornou-se um exemplo de superação após ficar completamente cego aos 14 anos e conseguir passar em duas universidades federais, fazer intercâmbio nos EUA, abrir sua própria empresa e se tornar um consultor de sucesso. O foco de sua apresentação foi a busca por seus objetivos, baseada em quatro pilares: a alegria, o amor, a busca pela excelência e a liberdade. “Eu só encontrei um sentido em minha vida quando aceitei a minha condição (de ser cego) e, a partir disso, comecei a me perguntar do que precisaria para que minha vida voltasse a ser boa”, disse o palestrante.
“O mais importante não é focar naquilo que nos faz sofrer, mas sim no que fazemos para superar esse sofrimento. A partir disso, é preciso atribuir seus valores às suas decisões. Tudo o que decidi fazer foi baseado em meus valores, naquilo que acredito ser o certo e que me faz feliz. Deixei para trás algumas oportunidades porque elas feriam meus valores pessoais. Fui fiel aos meus sentimentos e, com isso, busquei a felicidade no lugar certo”, disse Felipe Rigoni, que encantou os jovens do Vira Vida, pois todos eles possuem, cada um, a sua história de sofrimento e superação.
É o caso de Vanessa Onofre, 19 anos. “Eu me identifiquei muito com a história do Felipe, pois também vivi muitas dificuldades até poder participar do Vira Vida. E hoje estou passando por um momento de grande superação”, disse a jovem. “Muitos desistiram, mas eu fiquei, criei meus valores e neles me apoio. Eu consegui dar valor a mim mesma, ter autoconfiança para estar aqui hoje e adquirir a certeza de que vou realizar o meu sonho de ser uma escritora de cordel, que é algo pelo qual sou apaixonada. Essa é a minha vitória”, completou Vanessa.
O mesmo sentimento é compartilhado por Jessica Gomes de Almeida, 17 anos. “Estar participando do Vira Vida é a recompensa após tudo de ruim por que já passei até hoje. O meu projeto de vida, desenvolvido aqui, me ajudou a focar no que eu quero, e isso vou levar para o resto da minha vida”, destacou Jessica, que também tem um sonho: o de ser psicóloga.
Jessica Oliveira, 19 anos, também enfrentou muitas dificuldades até poder participar do Vira Vida. “Minha cabeça estava muito ligada nas ruas, onde todo o tipo de má influência podia acontecer. E agora posso finalmente ter esperança de realizar meu sonho de ser aeromoça, pois o Vira Vida me levou a estudar mais, ser mais disciplinada e atenciosa. E essa palestra do Felipe me fez perceber que posso fazer ainda mais”, disse, emocionada, a jovem.
O evento foi marcado também pela finalização do Projeto de Vida desenvolvido por cada aluno, bem como pela entrega dos certificados de conclusão do curso de Operador de Computador oferecido pelo Senai-ES
Encerramento de um ciclo
O evento dessa terça-feira foi marcado pela entrega do Projeto de Vida dos 28 jovens das turmas 1 e 2 do Vira Vida. Trata-se de um documento que mostra a vida de cada um deles, como um todo. A partir de um processo de reflexão e autoconhecimento, os jovens inserem no documento informações sobre as suas metas, seus sonhos, seus objetivos de vida, bem como quais caminhos são necessários para alcançar tudo isso. Para tanto, eles discorrem sobre vários aspectos de suas vidas, como família, relacionamentos e mercado de trabalho, entre outros. Além disso, os jovens listam quais são seus pontos fortes e pontos fracos, bem como o que precisam fazer para aproveitá-los ou melhorá-los.
A psicóloga do Programa Vira Vida, Giovana do Nascimento, ressalta a importância do momento vivido nessa terça-feira. “A gente vê como esses jovens amadureceram desde o início desse projeto, em maio do ano passado. A entrega do certificado de conclusão do curso do Senai-ES e do Projeto de Vida é uma conquista para eles, pois para a maioria aqui foi o primeiro momento em que visualizaram uma perspectiva de vida melhor do que a que tinham antes de entrarem no Vira Vida. Eles estão mostrando para as suas famílias que podem ter um futuro melhor, já sendo encaminhados para o mercado de trabalho”, destaca Giovana.
O ciclo se completou com a entrega, também, dos certificados de conclusão do curso de Operador de Computador, ministrado pelo Senai-ES na sede do Vira Vida. O foco do Programa, além de realizar atividades nas áreas de educação continuada em Português, Matemática e desenvolvimento humano para jovens em condição de risco social, é promover a inserção desses mesmos jovens no mercado de trabalho por meio de cursos de qualificação profissional. As duas turmas citadas, portanto, ainda se formarão, no mês de abril, no curso de Assistente Administrativo, também oferecido pelo Senai-ES, porém ministrado na unidade da Av. Beira-Mar, em Vitória, após o que receberão encaminhamento para o mercado de trabalho. O Programa Vira Vida prossegue com novas turmas a partir de maio.
“A entrega do Projeto de Vida e do certificado do curso do Senai é uma conquista para esses jovens, pois finalmente podem ter a perspectiva de um futuro melhor”, destaca a psicóloga do Programa, Giovana do Nascimento, 1ª à esquerda na foto, junto com a equipe do Vira Vida e o palestrante Felipe Rigoni
Por Fábio Martins