Vinte alunos do Ensino Médio do Sesi-ES foram selecionados para participar da MINIONU 2016, promovida pela Pontifícia Universidade Católica em Minas Gerais (PUC Minas), de 12 a 15 de outubro. A seleção foi realizada no dia nove de julho durante a 6ª edição do Sesi ONU, na unidade de Jardim da Penha, em Vitória. Os professores de História e Geografia do Sesi-ES e estudantes do curso de “Relações Internacionais” da Universidade de Vila Velha (UVV) participaram como avaliadores.
O Sesi ONU é um projeto interdisciplinar de Empreendedorismo, Geografia, Inglês, Sociologia, Língua Portuguesa e História. O evento simula uma assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como propósito desenvolver o senso crítico e o poder de negociação dos alunos diante de vários problemas mundiais, ajudando a construir democraticamente a medida a ser adotada para a possível solução do problema.

 

Confira alguns depoimentos


“O sucesso de eventos como a Sesi ONU é demonstrado quando os alunos terminam com a sensação de que conquistaram uma gama de conhecimentos que farão a diferença no futuro deles, e descobrem habilidades que não imaginavam que possuíam”, destacou o professor Adelio Sonegheti Junior, do Sesi-ES em Campo Grande, Cariacica.
“O evento Sesi ONU foi uma experiência de grande aprendizado para todos os alunos que participaram como delegados, voluntários e diretores. Para mim como voluntário foi uma experiência muito enriquecedora, pois vendo o esforço deles em estudar, se prepararem para falar diante do nervosismo”, contou o voluntário e aluno do Sesi-ES em Araçás, Vila Velha, Kevin Soares.
“Investir em projetos educacionais faz toda a diferença no aprendizado dos alunos. Sesi ONU é um projeto que estimula a construção do conhecimento, por meio de uma dinâmica criativa e que foge do estilo tradicional de ensino”, declarou o professor Romenique Zanoteli, do Sesi-ES em Campo Grande.
“Esse ano foram discutidos temas de grande importância, abordando questões como discussão do espaço da mulher e sobre a situação dos refugiados. Projetos como esse são essenciais para que possamos desenvolver o conhecimento de nossos alunos e o senso de coletividade social”, declarou o professor Adolfo Brás Sunderhus Filho, do Sesi-ES em Porto de Santana, Cariacica.
“O projeto pretende estimular a comunicação, a escrita e o pensamento crítico, possibilitando aos jovens diplomáticos elaborar textos reflexivos sobre as questões propostas nos vários comitês. Fiquei honrado em atuar como secretário geral deste evento”, disse o professor de Empreendedorismo e Filosofia, Gilberto Menezes, do Sesi-ES em Araçás.
“O evento Sesi ONU proporciona para nós, alunos e voluntários, um gostinho de como é vestir terno e gravata. Com certeza esse evento influenciará a vida profissional de muitos participantes, e trará também lembranças de momentos únicos”, afirmou o aluno Davi Oliveira, do Sesi-ES Maruípe, Vitória, que atuou como voluntário de digitação.

Confira a lista dos alunos que vão para a MINIONU em Minas Gerais

1 – Elnathan De Souza Valadares – Sesi-ES em Aracruz
2 – Caio Henrique Ramos Amorim – Sesi-ES em Laranjeiras
3 – Ana Flávia Silva Sardinha – Sesi-ES em Laranjeiras
4 – Leivan Felipe Da Silva Carvalho – Sesi-ES em Aracruz
5 – Nina Gomes Molulo – Sesi-ES em Araçás
6 – Vinicius Santos Silva – Sesi-ES em Laranjeiras
7 – Rayssa Coutinho Marques – Sesi-ES em Araçás
8 – Isabella Christine Carlos Da Silva – Sesi-ES em Campo Grande
9 – Arthur Luciano De Paula – Sesi-ES em Araçás
10 – Jessica Kubit – Sesi-ES em Jardim da Penha
11 – Izabella Rebeca – Sesi-ES em Araçás
12 – Bruno Miranda Chesquini – Sesi-ES em Aracruz
13 – Ana Karoline Coelho – Sesi-ES em Araçás
14 – Valdomiro Dos Santos – Sesi-ES em Jardim da Penha
15 – Flawyson Barbosa – Sesi-ES em Araçás
16 – Bruna Silva Vidal – Sesi-ES em Aracruz
17 – Brenner Pretti Maciel – Sesi-ES em Campo Grande
18 – Leticia M. Evangelista – Sesi-ES em Araçás
19 – Brenda Schulz Basto – Sesi-ES em Laranjeiras
20 – Maria Eduarda Viana – Sesi-ES em Araçás


Por Natália Magalhães

Compartilhe