A Organização das Nações Unidas (ONU) debate e dita assuntos de interesse internacional, como direitos humanos, desenvolvimento econômico, progresso social e paz mundial. Pensando em recriar esse ambiente, aconteceu no início de julho, no Sesi Jardim da Penha, o evento Sesi ONU, que reuniu mais de 200 alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio e mais de 50 profissionais da Educação de oito unidades operacionais (sete da Grande Vitória e uma de Aracruz). E teve novidades este ano! Um comitê foi criado exclusivamente para debater assuntos em inglês – o português não era permitido.
Entre os alunos que integraram o evento, 25 foram selecionados para participar da MiniONU, um projeto da PUC-Minas, que acontece de 10 a 13 de outubro, no qual universitários do curso de Relações Internacionais vão receber mais de mil estudantes de escolas do Ensino Médio de todo o Brasil.
“O Projeto Sesi ONU surgiu na unidade operacional de Laranjeiras com o objetivo de desenvolver o senso crítico e o poder de negociação diante de vários problemas mundiais, ajudando a construir democraticamente a medida a ser adotada para a possível solução do problema. Foi um sucesso que oportunizou, via Departamento de Educação, o envolvimento de todas as unidades”, comentou o professor facilitador de Empreendedorismo Marcos Maia.
Abaixo, você confere depoimentos e fotos de alunos e professores das unidades que participaram do Sesi ONU.
Unidade de Aracruz
“Após a seleção preliminar foram disponibilizadas aulas intensivas para que os alunos pudessem se inteirar dos assuntos a serem discutidos. A unidade considera crucial que os alunos estejam a par das questões atuais para participarem como cidadãos do mundo.” Professora Eliana Minchio
Unidade de Araçás
“A unidade divulgou um edital para selecionar os alunos interessados em participar da Sesi ONU. A partir daí, eles elaboraram as pesquisas e participaram de reuniões com os professores com o objetivo de construir o documento de posição oficial. Durante o processo, utilizamos as redes sociais para articular e fomentar as pesquisas.” Professor Gilberto
Unidade Campo Grande
“Os alunos foram definidos por comitês e temas. Para a produção dos discursos, eles tiveram o apoio e a orientação dos professores, que estiveram à disposição para sanar qualquer dúvida. Realizamos um momento de debate para mostrar aos demais alunos o que precisavam melhorar, de acordo com informações obtidas no trabalho de oralidade.” Professor Romenique
Unidade de Cobilândia
“Em nossa unidade, percebemos que os alunos compraram verdadeiramente a ideia, a importância do projeto para o seu desenvolvimento cognitivo, como também a oportunidade de integração. Quanto aos professores, observamos o engajamento de todos, permitindo um espaço mútuo de cooperação para que pudéssemos participar de forma tão brilhante.” Professor Corassa
Unidade de Jardim da Penha
“Os alunos foram separados em comitês e desenvolveram estudos relacionados aos assuntos da ONU. Uma equipe de alunos foi constituída para participar deste evento, que trabalhou uma série de valores sobre os temas abordados.” Professor Alexandre
Unidade de Laranjeiras
“Fizemos um trabalho no contraturno com os estudantes do Ensino Médio, que voluntariamente participaram do evento e assim representaram a unidade. Vale lembrar que os alunos se empenharam em pesquisar, estudar e promover os melhores debates possíveis.” Professor Carlos Raphael
Unidade de Maruípe
“Foram feitas diversas reuniões com os alunos, nas quais debatemos os temas. Organizamos grupos nas redes sociais para estarmos em contato constantemente. Ficou evidente para os estudantes a importância do debate, porque se souberem argumentar, conseguirão resolver possíveis conflitos e/ou problemas em suas vidas.” Professora Sheiline
Unidade de Porto de Santana
“A unidade operacional trabalhou com reuniões em dias e horários específicos para oportunizar momentos de esclarecimento de dúvidas e de estudo. Pude observar o interesse e empolgação dos alunos em cada encontro, com novos momentos de interação.” Professora Iara