O Centro de Convenções de Vitória recebeu nessa segunda-feira (03) a etapa capixaba da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento, que reuniu alunos de escolas públicas e particulares, entre eles 20 estudantes do Sesi Aracruz, tem o objetivo de despertar o interesse de alunos e professores por ciência e tecnologia.
Das cinco equipes do Sesi que participaram, quatro levaram prêmios. Receberam medalhas pelo segundo e terceiro lugares, melhor equipe iniciante e melhor escola particular as equipes Baymax Four, Tróia, Cyberbots e PX 41, respectivamente. Cada equipe era formada por quatro alunos.
Da esquerda para direita, a coordenadora pedagógica do Sesi Tânia Tessinari Miranda, o docente do Senai Thiago Damascena, a professora do Sesi que trabalhou com os alunos Fabiana Rigamonte Alves, a analista de Programas Institucionais do Departamento de Educação Sesi/Senai Olívia Costa de Oliveira e a também coordenadora pedagógica do Sesi Rafaela Bins Grazziotti
O evento é de grande importância para a educação no Brasil, porque estimula os alunos a desenvolver e programar robôs, incentivando-os a prosseguir nessa área e trabalhar tópicos importantes, como tecnologia, inovação, liderança e criatividade. A equipe vencedora da etapa estadual é classificada para representar o seu Estado na etapa nacional da olimpíada.
Uma equipe do colégio particular Santa Catarina, de Vila Velha, foi a primeira colocada, mas a equipe Baymax Four, do Sesi Aracruz, que ficou em segundo lugar, pode ser acionada, caso os vencedores não tenham como comparecer à etapa nacional do evento.
Equipe Baymax Four: 2º lugar
Equipe Tróia: 3º lugar
Equipe PX 41: melhor escola particular
Equipe Cyberbots: melhor equipe iniciante