Com a crescente competição nos mais diversos segmentos da economia, muitas empresas enfrentam desafios dentro do negócio em que estão inseridas. Obter resultados diferentes daqueles já atingidos, aumentar a produtividade e atrair novos clientes em um mercado saturado são conquistas que não podem ser alcançadas por meio de uma receita pronta. Porém, algumas dicas podem ajudar sua empresa a aumentar receita e competitividade.

O vice-presidente da Findes e diretor para Assuntos Tributários, Leonardo de Castro, acredita que para se manter no mercado é preciso adotar, no mínimo, quatro medidas: foco na produtividade, redução de perdas, custo fixo baixo e investimento em inovação.

 

“Essas são medidas mínimas que uma empresa precisa tomar para se manter ativa. O foco na produtividade deve ser gigantesco, porque é o primordial para não perder mercado”, disse.  Para Leonardo de Castro, existem três caminhos para melhorar esse processo:  qualificar os trabalhadores, exercer uma liderança atenta e motivadora e investir em máquinas e equipamentos.

No entanto, se a empresa necessita avançar e ir além da sua zona de atuação, será preciso investir em inovação. “Uma empresa que não inova fica estagnada. A inovação pode ocorrer em uma nova forma de comercializar o produto, na logística, ou adotando práticas de gestão atualizadas”, disse.

O gerente-executivo do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), Doria Porto, também acredita que inovação seja o caminho para o aumento da competitividade. “A inovação não precisa ser necessariamente tecnológica, mas pode acontecer no modelo de negócio, buscando novos nichos de mercado e, claro, também no design. Quem investe no design ganha competitividade no mercado interno e externo”, disse.

Doria Porto destaca, ainda, que a recente queda na taxa de juros pode beneficiar empresas que precisam de financiamento para investir. “A tendência é que haja aumento da oferta de crédito para novos investimentos em parque fabril. Além disso, o fortalecimento do dólar em relação ao real pode tornar nossa indústria mais competitiva”, finaliza.

O presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, defende também que para incremento da competitividade o Governo Federal preciso reduzir alguns entraves que dificultam o investimento do setor empresarial.  “É fundamental pensar de dentro para fora na hora de debater a competitividade das indústrias, mas não podemos esquecer dos fatores externos que influenciam o dia a dia do setor. Na Findes e na CNI, temos trabalhado junto aos poderes constituídos para diminuir a burocracia, simplificar o pagamento de tributos e expandir o prazo de licenças. São atitudes simples que dariam transparência e celeridade aos processos, garantindo maior competitividade”, afirma.

 

 

Gestão Estratégica

Para orientar empresários capixabas na tomada de decisões, buscando a eficiência e o aumento de produtividade de seus negócios, o Instituto Euvaldo Lodi lançou o programa IEL Gestão Estratégica. De acordo com o superintendente da entidade, Fabio Dias, o objetivo é promover o aumento da competitividade das empresas participantes, traçando o diagnóstico e elaborando um plano de possíveis melhorias. “Queremos alcançar os seguintes resultados: redução de custos, aumento da produtividade e da lucratividade, fatores primordiais para uma instituição se destacar no mercado”, disse.

O curso terá início em abril com duração de oito meses. Serão sete tópicos abordados e o participante ainda poderá usufruir de um coaching empresarial. Outras informações: www.iel-es.org.br

 

Por Evelyn Trindade

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