Confira aqui as dúvidas mais frequentes sobre Rematrículas e Matrículas 2022
SOBRE REMATRÍCULAS
Reservamos o período de 28 de setembro a 12 de novembro de 2021 para a realização da rematrícula, com garantia de vaga. Após esse período, a rematrícula poderá ser feita, desde que haja vaga disponível.
Sim. As rematrículas realizadas dentro desse período, além da garantia da vaga para o ano subsequente, terão desconto de 25% sobre o valor de tabela comunidade na primeira mensalidade (janeiro/2022). Os descontos não são cumulativos.
Será enviado um e-mail com o tutorial e o link para acesso ao portal de rematrículas online (http://rematriculas.findes.org.br:8080/).
Sim. Gentileza seguir o Cronograma de agendamento da Unidade, informado no Comunicado de Rematrícula, para comparecimento à unidade.
Sim. Gentileza seguir o Cronograma de agendamento da Unidade, informado no Comunicado de Rematrícula, para comparecimento à unidade.
Sim. A rematrícula de seu filho será feita para o ano subsequente.
Caso não haja a aprovação para a série/ano seguinte, dependeremos da disponibilidade de vaga na série/ano que ele está cursando em 2021. Na hipótese de não haver a vaga, devolveremos o investimento.
Não. O responsável somente conseguirá efetuar sua matrícula após a regularização da documentação.
Não. De acordo com a legislação vigente (Lei Federal nº 9.870/99, Art. 5º), somente será possível fazer rematrícula para o próximo ano letivo, os alunos que estiverem adimplentes.
A rematrícula só pode ser efetivada quando não houver pendências financeiras com a instituição. Procure o setor Financeiro da Findes para negociação da dívida.
- Até 30/09 – as negociações serão realizadas remotamente, para isso basta preencher o formulário de negociação disponível no site do SESI
(https://www.sesies.com.br/negociacao-on-line/ ) e aguardar contato da equipe financeira (prazo 2 dias úteis).
- A partir de 04/10 – as negociações poderão ser realizadas das seguintes formas:
- Remota – o cliente deverá preencher o formulário disponível no site do Sesi https://www.sesies.com.br/negociacao-on-line/) e aguardar contato da equipe financeira (prazo 2 dias úteis).
- Presencialmente (clientes Grande Vitória) – o cliente deverá fazer o agendamento no link que ficará disponível no site do Sesi.
Os atendimentos serão realizados pela equipe financeira no edifício Findes conforme agendamento.
- Presencialmente (clientes do Interior) – o cliente deverá procurar a unidade para interação com a equipe financeira.
A unidade deverá atender o cliente e preencher o formulário disponível no site (https://www.sesies.com.br/negociacao-on-line/) com retorno previsto para em até 2 dias úteis (relatar de forma clara a situação do cliente e a sugestão de pagamento).
– Pagamento único – envio de boleto ou link de pagamento (cartão) por e-mail.
– Pagamento parcelado – formalização do acordo via Termo de Confissão de Dívidas enviado ao cliente por e-mail para assinatura eletrônica. Após assinado, será enviado também por e-mail os boletos e/ou link de pagamento via cartão.
Sim. Manteremos o benefício do valor do material didático incluso nas mensalidades.
Favor entrar em contato com SAC através do 0800 102 0880 , do Whatsapp (27) 99841-2270 ou chat no site sesies.com.br.
Material didático já incluso no valor
- Trabalhadores da indústria: 10% de desconto
- Trabalhadores da indústria associada: 20% de desconto
- Trabalhadores do Sistema Findes: 30% de desconto
- Irmãos: No caso de 2 filhos matriculados, os pais terão 5% de desconto para cada um. No caso de 3, ou mais, filhos matriculados, terão 10% de desconto para cada.
- Marinha: 15%.
- Policia Civil: 15%.
- AJUDES: 15%
- SEBRAE: 15%
- SITIMECI: 15%
- Empresas associadas ao CINDES: 10%
- Pagamento anuidade: 10% de desconto para pagamento a vista.
- Professor SESI: 100% de desconto (até março/2022 – Acordo coletivo)
- Rematrículas realizadas até 12/11/2021: 25% de desconto na primeira mensalidade de 2022 (sobre valor de tabela).
Os descontos não são cumulativos. O Cliente com desconto poderá optar por permanecer com o que for mais vantajoso para ele desde que comprovado o direito.
Através de carteira de trabalho ou contracheque atualizado.
SOBRE MATRÍCULAS
Não. As escolas entram em contato com os inscritos, por ordem de inscrição, sempre que houver vaga para a série/ano pleiteado.
A partir do dia 04/10/21 de acordo com a disponibilidade de vagas. A convocação da maioria será depois do dia 15 de novembro.
Teremos os descontos já informados acima.
Documentos do Aluno:
- Cópia da certidão de nascimento;
- Cópia do RG (caso possua);
- Cópia do CPF;
- 01 foto 3×4;
- Histórico escolar ou Declaração escolar acompanhada do Boletim de rendimento do aluno.
- Declaração de quitação das mensalidades escolares referente a escola anterior
(caso o aluno tenha estudado em escola particular)
- Cópia do cartão de vacina completo (para todos os alunos)
Documentos dos Pais e Responsável Financeiro:
- Cópia do RG;
- Cópia do CPF;
- Cópia do comprovante de residência (atual);
- Cópia do último contracheque do responsável (trabalhador da indústria);
- Último contracheque (caso seja Trabalhador da Indústria ou de Instituições conveniadas);
- Comprovante emitido pelo INSS (perícia médica ou carta de concessão) quando em gozo de benefício previdenciário ou acidentário (caso seja Trabalhador da Indústria ou de Instituições conveniadas).
PROMOÇÃO INDIQUE E GANHE SESI 2022/1
Um programa de incentivo às matrículas nas unidades do Sesi ES, no qual um aluno atualmente matriculado em uma das nossas unidades indica amigos para também estudarem no Sesi. Com a nova matrícula efetuada, ambos ganham desconto na mensalidade e são beneficiados. O aluno poderá indicar quantos amigos quiser para estudarem em qualquer uma das unidades espalhadas pelo Estado do ES, não sendo limitada a unidade que ele estuda.
Benefícios para quem indica (aluno regularmente/atualmente matriculado)
Para cada amigo indicado e que efetivar a matrícula, o ALUNO Sesi ganha 50% de desconto em uma mensalidade, conforme as regras da promoção. Sendo que pode indicar quantos alunos quiser, porém o desconto de 50% será limitado a no máximo 3 mensalidades.
Benefícios para quem é indicado
O amigo indicado ganha 10% de desconto, em todas as mensalidades do ano de 2022.
Não. A promoção é válida somente nas mensalidades do ano de 2022.
Sesi Araçás, Sesi Aracruz, Sesi Cachoeiro de Itapemirim, Sesi Cobilândia, Sesi Colatina, Sesi Jardim da Penha e Sesi Maruípe
A campanha ocorrerá de 01/01/2022 à 25/02/2022.
- O responsável pelo aluno indicado para se matricular no Sesi deverá informar o nome, sobrenome e série do aluno que o indicou o Sesi. Se o aluno for de outra unidade deverá informar a unidade também.
- A unidade irá verificar se o aluno que indicou está matriculado, e irá matricular o indicado com 10% de desconto comercial em todas mensalidades. Ele não é cumulativo com outros descontos.
- Caso o indicado tenha direito a um desconto maior (indústria associada convenio ou colaborador Findes) ele receberá apenas o desconto que for mais vantajoso para ele.
- Após o indicado realizar a matrícula, a unidade deverá registrar o nome do aluno que indicou para conceder o desconto de 50%, a partir do mês de Março/2022, se o indicado ainda estiver matriculado no Sesi.
- Promoção válida no período de 01/01/2022 a 25/02/2022
- Ação exclusiva para NOVAS MATRÍCULAS.
- Os descontos não são cumulativos, prevalecendo a aplicação de maior valor, dentro do limite de 50% por mês e dentro do limite de 3 parcelas, para o aluno que indica. Caso esse aluno tenha algum outro regime de desconto (ex: funcionário da indústria associada), o mesmo passará a ser aplicado nas parcelas posteriores ao desconto aplicado por essa promoção, sob o valor da tabela de preços vigente para 2022. (Ex: Aluno fez 03 indicações e também é funcionário da indústria associada: 50% na 1ª parc. + 50% na 2ª parc. + 50% na 3ª parc. + 20% na 4ª parc. + 20% na 5ª parc. + 20% na 6ª parc.)
- O aluno que indicar, pode ser beneficiado até o limite de 3 concessões de 50% desconto cada, em mensalidades consecutivas, desde que não ultrapasse o total de 50% de desconto por mês. (Ex: 03 indicados que efetivaram matrícula = 50% na 1ª parcela + 50% na 2ª parcela + 50% na 3ª parcela, de desconto para o aluno que fez a indicação)
- O aluno indicado que realizar a sua matrícula, informando a indicação, terá desconto de 10% aplicado em todas as mensalidades do ano de 2022.
- A indicação só será válida se a matricula do aluno novo ocorrer dentro do período de 01/01/2022 a 25/02/2022 e o aluno que indicou estiver devidamente matriculado no ano de 2022.
- A indicação NÃO é restrita a alunos da mesma unidade;
- O desconto não é retroativo, logo não poderá ser aplicado a matrículas já efetivadas.
- O aluno que indica só terá direito ao desconto se a sua a situação de matrícula estiver ativa no sistema, da mesma forma para quem foi indicado, somente será concedido desconto se o aluno que fez a indicação atender a esses requisitos.
- Os descontos concedidos serão válidos apenas para pagamentos de parcelas até a data do seu vencimento, após esta data o boleto prevalece em seu valor original, conforme tabela de preços vigente.
- Cada aluno que realizar a nova matrícula, poderá ser indicado somente por 01 aluno, não sendo possível a concessão de desconto para 02 ou mais alunos que indicarem. Essa concessão será avaliada e aplicada com base na validação das informações fornecidas em formulário específico a ser preenchido, assinado e arquivado na pasta do aluno, no ato da matrícula.
- Caso o aluno que indica já tenha efetivado o pagamento total de seu semestre (à vista) e seja contemplado pelo benefício de desconto desta promoção, será feito o reembolso do valor equivalente ao benefício conquistado por 50% de uma das parcelas
- Caso o responsável financeiro tenha 02 filhos ou mais matriculados e efetivarem apenas 01 (uma) indicação, o desconto será concedido a apenas 01 (um) dos filhos.
- Caso o indicado efetue a matrícula e queira participar da promoção indicando amigos, ele terá direito ao desconto, aplicando-se o regulamento.
NOVO ENSINO MÉDIO
É uma nova organização curricular, mais flexível, que contempla a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.
É um conjunto de orientações que deverá nortear a (re)elaboração dos currículos de referência das escolas das redes públicas e privadas de ensino de todo o Brasil. A Base trará os conhecimentos essenciais, as competências, habilidades e as aprendizagens pretendidas para crianças e jovens em cada etapa da educação básica. A BNCC pretende promover a elevação da qualidade do ensino no país por meio de uma referência comum obrigatória para todas as escolas de educação básica, respeitando a autonomia assegurada pela Constituição aos entes federados e às escolas. A carga horária da BNCC deve ter até 1800 horas, a carga horária restante, de no mínimo 1200 horas, deverá ser destinada aos itinerários formativos, espaço de escolha dos estudantes.
Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio. Os itinerários formativos podem se aprofundar nos conhecimentos de uma área do conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas)* e da formação técnica e profissional (FTP) ou mesmo nos conhecimentos de duas ou mais áreas e da FTP.
Para o ano de 2022, o Sesi oferecerá o Novo Ensino Médio em todas as unidades, exceto Laranjeiras. Ou seja, todos os alunos entrantes matriculados no ensino médio (1ª série do EM) serão orientados para Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias ou para o Itinerário V (formação técnica e profissional), conforme oferta da unidade. Não ofereceremos ensino regular para a 1ª e 2ª série do Ensino Médio nas nossas unidades.
O Novo Ensino Médio pretende atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo o protagonismo juvenil na medida em que possibilita aos estudantes escolher o itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos. Um currículo que contemple uma formação geral, orientada pela BNCC, e também itinerários formativos que possibilitem aos estudantes aprofundar seus estudos na (s) área (s) de conhecimento com a (s) qual (is) se identificam ou, ainda, em curso (s) ou habilitações de formação técnica e profissional, contribuirá para maior interesse dos jovens em acessar a escola e, consequentemente, para sua permanência e melhoria dos resultados da aprendizagem.
A formação profissional e técnica será mais uma alternativa para o aluno. O Novo Ensino Médio permitirá que o jovem opte por uma formação profissional e técnica dentro da carga horária do ensino médio regular. Ao final dos três anos, os sistemas de ensino deverão certificá-lo no ensino médio e no curso técnico ou nos cursos profissionalizantes que escolheu.
Não. Pelo contrário, a proposta atual da BNCC, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), mobiliza conhecimentos de todos os componentes curriculares em suas competências e habilidades e, portanto, torna seu desenvolvimento obrigatório. Os currículos de referência das redes e os Projetos Pedagógicos das escolas que irão definir a organização e a forma de ensino dos conteúdos e conhecimentos de cada um desses componentes, considerando as particularidades e características de cada região.
.
Confira aqui as dúvidas mais frequentes sobre o processo seletivo para Bolsas de Estudos 2022
Provavelmente a inscrição foi feita para a série/ano não ofertada pela escola de sua escolha.
As bolsas são do 5º ano do Ensino Fundamental I a 1ª série do Ensino Médio.
Sim, todas as nossas unidades estão ofertando bolsas de estudos, mas fique atento ao anexo II do Edital, pois há um quadro para cada unidade indicando a quantidade de bolsas disponível em cada ano/série.
SOMENTE será necessário fazer UPLOAD dos documentos comprobatórios de notas na inscrição os candidatos que NÃO estudaram no Sesi em 2020 E NÃO apresentaram histórico escolar da escola anterior à secretaria da unidade na qual estuda.
Ano letivo de 2022 – Janeiro a dezembro.
Sim, o edital contempla dois públicos: alunos da Rede Sesi devidamente matriculados e cursando o ano de 2021 e alunos externos.
Período de inscrições | 20 a 27/09/2021 |
Divulgação dos resultados | 26/11/2021 |
Assinatura da nova Ficha de Matrícula | 29 e 30/11/2021 |
Convocação de Suplentes | 01/12/2021 |
Assinatura da nova Ficha de Matrícula dos suplentes | 01 e 02/12/2021 |
Período de inscrições | 16 a 23/11/2021 |
Divulgação dos resultados | 06/12/2021 |
Matrícula | 06 a 10/12/2021 |
Convocação de Suplentes | 13/12/2021 |
Matrícula dos Suplentes | 13 e 14/12/2021 |
Sim, de acordo com o item 10.11 do Edital:
Aos alunos da Rede Sesi/ES CLASSIFICADOS no Processo Seletivo que realizaram a rematrícula no período de 28/09/2021 a 12/11/2021 deverão solicitar junto à Secretaria Escolar o reembolso do pagamento efetuado referente à 1ª mensalidade de 2022
O candidato receberá os serviços educacionais COM BOLSA DE ESTUDOS de 100% sobre o valor da Tabela de Valores em vigor nos meses de janeiro a dezembro de 2022.
Não estão incluídos os serviços especiais de reforço, adaptação, reciclagem, transporte escolar opcionais e de uso facultativo, uniformes, assistência odontológica, lanche escolar, despesas com visitas de estudo/viagem de cunho pedagógico, material escolar, materiais paradidáticos, que poderão ser objetos de ajustes à parte.
Obs.: As apostilas das disciplinas estão inclusas na bolsa.
Se não houver suplente para a série em que seu filho será matriculado, você poderá agendar com a escola uma outra data.
Havendo suplente, a escola seguirá o cronograma disposto no Edital (item 6)
Solicite à escola onde seu filho estuda uma DECLARAÇÃO, que terá validade de 30 dias até que o histórico fique pronto.
- Para os estudantes oriundos de escola pública, basta apresentar uma DECLARAÇÃO DE MATRÍCULA/FREQUÊNCIA 2021 assinada e datada, com a identificação da escola; ou
- Declaração de Cadastro Único (CadÚnico) que tenha registro ou seja membro de família cadastrada; ou
- Para os estudantes oriundos de escola particular, pode ser apresentado DECLARAÇÃO DE BOLSISTA INTEGRAL EM 2021;
Para concorrer à bolsa, o candidato interno (aluno do SESI em 2021) DEVE fazer upload da autodeclaração de baixa renda OU declaração como bolsista integral da Rede Sesi no ano vigente (2021) OU registro no CadÚnico.
Não existe um modelo de texto, o importante é se identificar como uma pessoa em situação de baixa renda, sem condições de arcar com o investimento da educação privada, datar e assinar.
No primeiro dia letivo do ano de 2022 (confirmar data no ato da matrícula)
De acordo com o item 2.4 do Edital: A participação no Processo Seletivo não significa garantia de bolsa/vaga.
De acordo com o item 5.1 do Edital: O resultado classificatório do Processo Seletivo para os candidatos matriculados e cursando o ano letivo de 2021 na Rede Sesi/ES será divulgado no dia 26/11/2021 na Central de Atendimento da Unidade Escolar do Sesi/ES na qual se inscreveu.
De acordo com o item 5.2 do Edital: O resultado classificatório do Processo Seletivo para os candidatos matriculados e cursando o ano letivo de 2021 na Rede Pública ou Privada será divulgado no dia 06/12/2021 na Central de Atendimento da Unidade Escolar do Sesi/ES na qual se inscreveu.
Na oferta da Educação Básica, o SESI atende as etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. O ensino médio é oferecido com itinerário de formação por áreas de conhecimento; com itinerário de formação técnica e profissional e também na modalidade de Educação de Jovens e Adultos articulada a uma qualificação profissional/EAD.
A proposta pedagógica do SESI, em todas as etapas que atende, observa os princípios legais e normas do sistema de ensino. Tem como objetivos o pleno desenvolvimento do aluno, o trabalho pedagógico voltado para a formação da cidadania, a formação e qualificação para o trabalho, a equidade, ou seja, a igualdade, a justiça, a valorização das diferenças, a partir dos diversos contextos em que se configura a educação.
O pleno desenvolvimento do aluno envolve a educação como direito de todos sendo base fundamental no trabalho desenvolvido pelas escolas, a valorização da diversidade, compreendendo o aluno em sua singularidade e pluralidade de forma que lhe possibilite apropriar-se de conhecimentos significativos e consequentemente, saiba reivindicar seus direitos e dos outros.
A prática pedagógica do SESI está fundamentada na realidade dos alunos, na valorização de suas vivências, nos conhecimentos e experiências que trazem consigo, compreendendo a sociedade atual e seus processos de relação cujo trabalho cotidiano envolve a inclusão, a permanência do aluno com qualidade no processo de ensino aprendizagem, de forma a superar as desigualdades que possam existir no âmbito escolar.
A proposta pedagógica abrange a educação inclusiva, identificando as necessidades do aluno, organizando recursos de acessibilidade e realizando atividades pedagógicas específicas que promovam o acesso do aluno ao conhecimento e sua permanência na escola.
A avaliação da aprendizagem do aluno se efetiva dentro de uma perspectiva formativa, de valorização das competências e habilidades adquiridas dentro da escola e também àquelas que o aluno traz de seu contexto familiar e social.