Apaixonante, encantador, envolvente, suave. Pense em todos os adjetivos mais nobres e belos que possam existir… Agora que pensou, você está habilitado a entender o que os expectadores sentiram na noite dessa terça-feira, dia dois de março, no concerto de abertura da temporada 2016 da Orquestra Camerata Sesi-ES. A série “Sesi-ES Música Clássica” este ano homenageia o compositor Wolfgang Amadeus Mozart pelos 260 anos de seu nascimento.
O teatro do Sesi-ES, em Vitória, teve a lotação máxima preenchida, uma amostra do reconhecimento dos amantes capixabas da música erudita para uma apresentação tão especial. A orquestra aproveitou o momento solene para homenagear também o presidente da Findes, Marcos Guerra, o diretor para assuntos do Sesi-ES, Jose Carlos Bergamin, e o superintendente do Sesi-ES, Luis Carlos Vieira, pelo esforço de manter a orquestra atuante.
“De todos os departamentos regionais do Sesi pelo Brasil, há somente três orquestras mantidas pelo Serviço Social da Indústria: uma em São Paulo, outra em Minhas Gerais e nós, no Espírito Santo. Esse esforço tem que ser reconhecido por todos e nós, da orquestra, agradecemos”, explicou o maestro Leonardo David. O regente pediu para que os três gestores lessem frases ditas pelo compositor Mozart que foram cuidadosamente selecionadas para constar nas placas comemorativas.
Após a solenidade, o concerto seguiu o programa da apresentação com o convidado, o pianista Cristian Budu, utilizando a novidade na área instrumental para a temporada: o piano de cauda adquirido especialmente para as apresentações da Orquestra Camerata Sesi-ES.
Maestros por um dia
Que tal poder ser maestro por um dia? Foi com essa proposta que a Orquestra Camerata Sesi inovou mais uma vez ao colocar seus músicos na calçada em frente à entrada do Edifício Findes no final da tarde desta segunda-feira, dia 29 de fevereiro, com o espaço livre para quem quisesse assumir a batuta e conduzir um mini concerto. O resultado foi emocionante, com crianças, jovens, estudantes, trabalhadores, gente de todo o tipo podendo reger a orquestra por alguns minutos.
“A ação faz parte da nossa proposta de tornar a música clássica mais acessível à população. Além disso, serviu para divulgarmos a Temporada 2016 de concertos da Orquestra”, explica o maestro regente da Orquestra Camerata Sesi, Leonardo David, acrescentando ainda que novas ações desse tipo devem ocorrer ao longo do ano. A boa música agradece!