Começou nesta terça-feira, dia 2 de setembro, o Festival Internacional de Robótica FIRST Lego League, no Expominas, em Belo Horizonte. O torneio começou ao som de muitos gritos de guerra, chapéus divertidos e bastante animação. A equipe Avalon, do Sesi Cachoeiro de Itapemirim, marcou presença. Os sete capixabas foram convidados por causa do bom desempenho obtido na etapa final do torneio 2013/2014, realizada no mês de fevereiro, em Brasília (DF).
O tema desta edição é Fúria da Natureza. Os estudantes deverão construir e programar robôs para a competição e desenvolver soluções para problemas causados por desastres naturais, como avalanches, deslizamentos de terra, enchentes, tsunamis, tempestades.
Os alunos da Avalon, em conjunto com o mentor e técnico da equipe, Valderedo Fontana, idealizaram o INIR (indicador do nível de rios) — um equipamento que tem como objetivo prevenir e alertar sobre as enchentes, assim evitando grandes prejuízos. Eles tiveram a ideia a partir da observação do rio que corta sua cidade natal.
A disputa começou logo após a cerimônia e prossegue até quinta-feira (4). Na avaliação de Valderedo, o primeiro dia de competição foi muito proveitoso. “Os alunos puderam interagir, testar e sentir o clima. Amanhã será melhor ainda”, disse. O estudante, Olavo Carneiro, 14 anos, também falou sobre a experiência. “ Nosso projeto é muito interessante, gostei de conhecer todas essas pessoas e também de falar inglês”.
São 23 equipes de escolas estaduais, municipais, federais e particulares no Festival Internacional de Robótica. Ao todo, estão competindo 210 estudantes do Brasil, Chile, Canadá, Estados Unidos, Áustria e Estônia.