Crianças, jovens, idosos, artistas e população em geral. Todos interessados em um tema: a paz. É com esse conceito que mais de 1.200 visitantes já passaram pelo projeto cultural multidisciplinar “A paz no mundo começa dentro de nós”, realizado no Sesi Jardim da Penha, em Vitória. O evento reúne diversas atrações culturais e acontece até o dia 23 de junho.

 

Além de momentos de reflexão sobre os significados de paz, os visitantes também participam de oficinas de Origami, bate-papo sobre as principais culturas do Oriente Médio e visitam uma mostra fotográfica com registros de uma peregrinação a pé pela Terra Santa, durante o ano de 2000, em um período de fortes conflitos.

 

De acordo com a curadora Rosa-Nina Liebermann, a exposição está sendo um ótimo local para aula de campo. “Muitos professores, principalmente da disciplina de História, estão levando os seus alunos para uma aula sobre a cultura do Oriente Médio. É um tema muito atual, em especial pela comemoração dos 70 anos de Israel”, disse.

 

Confira abaixo as atrações culturais:


Mostra fotográfica


Reúne diversos registros colhidos pelo engenheiro e empreendedor capixaba Lucas Izoton em uma peregrinação a pé pela Terra Santa, durante o ano de 2000, em um período de fortes conflitos no Oriente Médio. A partir do olhar artístico da curadora, os registros foram selecionados, por meio de uma recuperação de fotos, e valeram-se de alicerce para a criação de um evento cultural multidisciplinar inédito no Brasil. Além da mostra fotográfica, estão expostos alguns objetos coletados por Lucas Izoton durante a trajetória pela Palestina, Jordânia e Israel.

 

Workshops


Um espaço socioeducativo com oficinas artísticas que trabalham de forma lúdica o tema ‘paz’, como produção de origamis, criação de grafismos, jogos de tabuleiro e a releitura da obra “A Pomba da Paz”, de Pablo Picasso. O local foi adaptado para receber pessoas com deficiência. A proposta visa possibilitar que o público, incluindo estudantes de escolas públicas e privadas, tenha acesso a diferentes linguagens artísticas como fotografia, música, pintura, desenho, recortes, colagem e literatura.

 

Cuca Chefinho


Organizado pela Unidade Móvel Cozinha Capixaba, crianças e adolescentes aprenderão a fazer três tipos de pães: sírio (árabe), bagel (judaico), colomba pascoal (cristão). Além da experiência prática, elas conhecerão a histórica em torno dessas receitas típicas. O cronograma será divulgado ao longo do evento.

 

Palestras


O teatro do Sesi Jardim da Penha também está sendo palco de palestras. O objetivo é criar um diálogo entre as principais culturas do Oriente Médio e promover a reflexão sobre a paz. A divulgação das datas acontece ao longo do período expositivo.

 

Música sacra


Para completar a programação com belas notas musicais, o público poderá assistir a uma apresentação da Orquestra Camerata Sesi em uma noite de músicas sacras, típicas da região do Oriente Médio. O concerto acontecerá no mês de junho.

 

Mas enquanto o concerto temático não acontece, o público que acompanha as apresentações da Orquestra Camerata poderá também apreciar a mostra cultural. Isso porque, nos próximos dias 24 de maio e 07 e 21 de junho, quando a Orquestra se apresenta à noite, a mostra também ficará aberta para os visitantes.

 

Serviço:


Exposição “A paz no mundo começa dentro de nós”


Período: 27 de abril a 23 de junho

Horário de visitação: Segunda a sexta – 09h30 às 18h/ Sábado – 8h às 12h

Local: Sesi Jardim da Penha, em Vitória

Contato para agendamentos com visitas guiadas e informações sobre a programação: (27) 3334-7327

Curadoria: Rosa-Nina Liebermann

Projeto visual: Taiza Ammar

 

 

 

Por Natália Magalhães

Compartilhe