O Sesi ES tem como missão promover a qualidade de vida do trabalhador e de seus dependentes, com foco em educação, saúde e promoção da saúde, além de estimular a gestão socialmente responsável das empresas. Neste contexto, o departamento de Saúde e Segurança conta com equipes de especialistas e consultores focados em atender às demandas em SST.

Elaboração de Relatório Técnico apresentando a estrutura mínima do fabril de máquinas e equipamentos: localização das máquinas em planta baixa, tipo da máquina, capacidade, fabricante, proteções físicas e dispositivos de segurança existentes. A partir deste relatório é apresentado a empresa uma proposta de Plano de Proteção de Máquinas e Equipamentos é elaborado visando a eliminação/ redução dos riscos decorrentes de ações mecânicas (corte, prensamento, cisalhamento, agarramento, entre outros). O plano contém a análise e apreciação dos riscos mecânicos e os meios de redução dos riscos em cada uma delas, feito através de Fichas Técnicas.

Assessoria e Consultoria para auxiliar as empresas nas realizações de adequações ergonômicas, desde a fase do planejamento das ações até a implantação das melhorias.

O objetivo dessa consultoria é buscar soluções para reduzir o absenteísmo – ausência do trabalhador na empresa – e aumentar a taxa de retorno ao trabalho, diminuindo os custos com afastamentos, aumentando a produtividade das empresas. Por meio de pesquisa aplicada, são desenvolvidos serviços e processos para minimizar as perdas financeiras geradas pelo absenteísmo para indústria, trabalhadores e sociedade. As tecnologias e conhecimentos produzidos são transferidos para as empresas, sempre levando em conta as atuais políticas trabalhistas e previdenciárias.

Consultoria para implantação da CIPA, abordando todos os aspectos que a envolve, como o dimensionamento de acordo com o CNAE da empresa, elaboração de calendário definindo as datas para o processo eleitoral e elaboração de edital para designação da comissão eleitora e todos as outras etapas exigidas peça (NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). O treinamento de CIPA não compõe esse serviço.

Consultoria para implantação da CIPA, abordando todos os aspectos que a envolve, como o dimensionamento de acordo com o CNAE da empresa, elaboração de calendário definindo as datas para o processo eleitoral e elaboração de edital para designação da comissão eleitora e todos as outras etapas exigidas peça (NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). O treinamento de CIPA não compõe esse serviço.

Realização de Treinamento de CIPA, visando a capacitação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da empresa, que tem como foco a identificação dos perigos existentes no ambiente de trabalho e implementação de medidas que eliminem/reduzam as causas geradoras, objetivando a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, conforme determina a NR-05.

Consultoria completa desde o diagnóstico situacional da empresa frente à Covid-19 até a estruturação de um plano de ação, direcionada para o enfrentamento e cumprimento do conjunto de medidas urgentes necessárias à prevenção da Covid-19. Aborda a identificação dos pontos internos de melhorias nos ambientes de trabalho, descrição das medidas para direcionamento e/ou adaptação do processo de trabalho, estratégias de operação e orientação para que os trabalhadores desempenhem as atividades de forma mais segura e ainda atua no controle e mitigação dos riscos conforme orientação dos órgãos competentes. Toda a consultoria é pautada nos decretos estaduais e normas do Ministério da Saúde.

Consultoria em SST para apoiar a empresa na implantação das melhorias propostas através de um diagnóstico de levantamento das condições ambientais do trabalho frente às normas regulamentadoras. A consultoria disponibiliza para a empresa metodologia e ferramentas para tratar as não conformidades identificadas através de formulários padronizados e em conformidade com as exigências legais, realização de treinamentos específicos do programa e orientação técnica referente a assuntos em SST com base nas Normas Regulamentadoras.

Realiza um levantamento com acompanhamento das condições de saúde dos trabalhadores e da empresa no que diz respeito a processos de saúde ocupacional, executados através de visitas técnicas com enfoque em promoção de saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, bem como orientações de saúde ocupacional de modo geral.

O Sesi Viva + é uma plataforma digital completa para a gestão de programas e serviços voltados para a Segurança e Saúde na Indústria.

Essa solução tecnológica proporciona ganhos para a indústria e para os trabalhadores ao concentrar a gestão de dados em um único ambiente e proporcionar geração de informações qualificadas e estruturadas para prevenção de acidentes e aumento da produtividade no trabalho. Saiba mais

Educação Continuada em SST:

Ficou interessado?​ Você pode adquirir esse e outros serviços do Sesi Saúde para a sua empresa. ​ Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato.

CONTATO:

Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC): 0800 102 0880

Whatsapp: (27) 99841-2270

E-mail [email protected]