Segurança: Unidades do Sesi e do Senai participam de simulados de emergência

A segurança dos alunos, colaboradores e parceiros é prioridade para o Sistema Findes, por isso, todas as escolas do Sesi e unidades do Senai no Espírito Santo estão participando, pelo menos duas vezes por ano, de treinamentos simulados de emergência para abandono de área. O objetivo é preparar a todos em nossas unidades para que, em caso de eventuais emergências, sigam procedimentos padronizados, de forma segura e eficaz.

As unidades Sesi Araçás, Senai Vila Velha, Sesi/Senai Cachoeiro, Sesi/Senai São Mateus, Sesi Campo Grande, Sesi Porto de Santana, Sesi Laranjeiras, Sesi/Senai Civit, além do Edifício Findes já participaram do simulado de abandono de área este ano, conhecendo melhor as rotas de fuga e os procedimentos que devem ser adotados em casos reais de emergência.

A Simulação de Evacuação de Emergência consiste em um treinamento que simula, de forma realista, uma situação de risco, como um incêndio. A ação é parte do Plano de Atendimento a Emergência do SESMT do Sistema Findes, que define os protocolos a serem seguidos em uma situação de risco no local. A atividade deve fazer parte de uma nova cultura de prevenção e controle de situações de emergência, que será implantada nas escolas do Espírito Santo.

Confira algumas fotos das ações nas unidades:

Read More

Maio Amarelo: Findes participa de ação de educação no trânsito em Vitória

No mês dedicado à conscientização sobre segurança viária, com a campanha Maio Amarelo, a Findes, por meio do Sesi e Senai, participará de uma ação de educação no trânsito no próximo domingo (26/05), na Praia de Camburi, em Vitória. O evento, que será realizado das 8h às 12h, próximo ao Estacionamento do Hotel Aruan, contará com exames gratuitos de saúde, como massoterapia, cálculo de IMC e aferição da pressão arterial, além de minipista para crianças, auditório itinerante e apresentações teatrais, exposição dos recursos da concessionária para atendimento aos usuários.

A ação está sendo promovida pela ECO 101, concessionária que administra a BR-101 no Espírito Santo. “O objetivo é conscientizar a população de que a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos, reconhecendo o trânsito como espaço de convivência e de exercício da cidadania, além de estimular a prática de atitudes de solidariedade, companheirismo,  respeito, tolerância, prudência, ética e prevenção da saúde”, disse o diretor superintendente da Eco101, Jeancarlo Mezzomo.

Durante todo o evento, o Sesi e o Senai oferecerão o Circuito Saúde com serviços de aferição da pressão arterial, massoterapia e cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal).

“Em apoio ao Maio Amarelo, nós levaremos à população diversos serviços, com vistas à melhoria da qualidade de vida por meio da conscientização, informação e promoção da saúde”, ressaltou o diretor de Saúde e Segurança na Indústria do Sesi-ES, Júlio Zorzal.

Além da promoção da saúde, a equipe de teatro Estripulia animará o público presente, com encenações e simulações de direção responsável, além de brincadeiras e jogos de perguntas e respostas utilizando placas de sinalização. Também haverá apresentações do projeto “De Bem Com a Via”, no auditório móvel, com atividades circenses e abordagem lúdica sobre a segurança viária.

Após cada apresentação, o público infantil poderá participar das atividades na minipista, que simula as vias de uma cidade, com cruzamentos e sinalizações, onde crianças conduzem triciclos e aprendem noções de trânsito e cidadania de forma divertida, seja como futuro motorista, pedestre ou ciclista.

No dia também haverá a apresentação da orquestra do Instituto Preservarte, que atua na fabricação de instrumentos musicais e musicalização, além da a exposição dos “ukuleles” – instrumentos fabricados a partir de madeira suprimida das obras de duplicação da BR-101, feitos pelas crianças que participam do projeto Música nas Escolas, realizado em parceria com a Eco101.

Da ação, também participarão a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Movimento Capixaba para Salvar Vidas no Trânsito (Movitan), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Águia Branca e equipes das empresas Primer, Vix Transporte e Logística e Unimar.

Maio Amarelo

Este ano, a sexta edição do Maio Amarelo traz o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e recomendado na resolução nº 771, de 28 de fevereiro de 2019. A iniciativa é caracterizada por uma série de eventos e ações educativas promovidas por órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito.

Serviço

Dia: 26 de maio (domingo)

Local: Praia de Camburi – estacionamento em frente ao Hotel Aruan

Hora: 8h às 12h

* Com informações da Assessoria da ECO 101

Read More

Gabriela Queiroz, primeira-violinista da Camerata Sesi, será homenageada em evento

Ela está entre as 10 mulheres que receberão uma homenagem durante o XXIV Jantar Dançante em Benefício do Asilo dos Velhos de Vitória

 

A spalla da Orquestra Camerata Sesi-ES, Gabriela Queiroz receberá uma homenagem nesta quinta-feira (21), durante o XXIV Jantar Dançante em Benefício do Asilo dos Velhos de Vitória, que acontece às 21 horas, no Espaço MS Buffet.

“Eu recebi um telefonema da ex-deputada Luzia Toledo, informando que eu seria homenageada. Ela é uma mulher super ativa na defesa da arte capixaba. Durante o tempo que foi deputada, desenvolveu um papel importante na defesa dos direitos dos artistas do estado, ajudou muito a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo e sempre acompanhou a Orquestra Camerata Sesi”, contou a primeira-violinista da Camerata Sesi.

O evento acontece anualmente e ano passado reuniu mais de 400 pessoas. O jantar conta com atrações artísticas e culturais que, neste ano, fica por conta de Marcelo Ribeiro e Sua Banda B. Os convidados ainda serão prestigiados com uma apresentação da equipe de dança Paulo Balbino, Elisa e Companhia.

Gabriela será uma das 10 mulheres homenageadas da noite. “Luzia sempre esteve presente na minha trajetória artística em terras capixabas. Foi uma surpresa muito grande e me sinto muito honrada. Nós que vivemos a arte, costumamos nos emergir muito no trabalho, no que precisa ser melhorado e, às vezes, perdemos a dimensão do que a arte representa para a sociedade, o bem que podemos fazer por meio da música. Esse é um reconhecimento não apenas do meu trabalho, mas da importância das artes como um todo”, frisou.

Os convites para o jantar dançante podem ser adquiridos na administração do Asilo dos Idosos de Vitória: tel.: (27) 3323 6138 | (27) 99967 7960 | (27) 99989 1010. Toda sua arrecadação revertida para os idosos que são internos da casa.

Conheça Gabriela

Gabriela Queiroz é violinista e mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de professora de violino.

Iniciou seus estudos de violino aos quatro anos, em João Pessoa, na Paraíba, sob orientação do professor Ademar Rocha. Graduou-se no Conservatório Brasileiro de Música, em 2007, e teve como professores Marcello Guerschfeld, do Rio Grande do Sul; Patinka Kopec, em Nova York, nos Estados Unidos; e Shmuel Ashkenasi, Chicago, nos Estados Unidos. Em 2014, obteve o título de Mestre em Música pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob orientação do professor André Cardoso.

Conquistou várias premiações em concursos no Brasil, entre eles o “Jovens Instrumentistas do Brasil”, em Piracicaba, no ano de 2001; o “Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia”, em 2003 e 2006; o “Furnas Geração Musical”, no Rio de Janeiro, em 2006, e o “Concurso Nelson Freire”, no Rio de Janeiro, em 2010.

Gabriela Queiroz durante solo em apresentação da Orquestra Camerata Sesi

 

Participou de festivais, cursos nacionais e internacionais, entre os quais se destacam o “Margess International” (Zuoz-Suíça/2005) e o Keshet Eilon Violin Mastercourse (Israel/2010 e 2013), onde pode participar de masterclasses com renomados violinistas como Chaim Taub, Ida Handel, Ivry Gitlis, Shlomo Mintz, Hagai Shaham, Vadim Gluzman, Gilles Apap entre outros. Em 2011, participou de masterclasses com o violinista Pinchas Zukerman, em São Paulo.

Gabriela se apresenta com frequência como solista em todo o Brasil e no exterior, tendo atuado junto à Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Orquestra Sinfônica de Sergipe, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica Nacional do Paraguai, entre outras. Como camerista, tem se apresentado ao lado de renomados músicos entre eles Shmuel Ashkenasi, Ori Kam, Gilad Karni, Alex Klein, Raiff Dantas, Renato Bandel entre outros.

Foi violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira entre 2003 e 2010, e em 2011 integrou a Young Euro Orchester. Atualmente é professora da Escola de Música da UFRJ e atua como spalla da Orquestra Camerata Sesi.

Por Fiorella Gomes

Read More

Camerata Sesi recebe Cristian Budu e Eder Paolozzi neste sábado (23)

A Camerata Sesi-ES recebe neste sábado (23) o grande pianista Cristian Budu para o espetáculo “A Despedida da Polônia”, que acontece no Teatro do Sesi, em Vitória, às 17 horas. A regência será do maestro convidado Eder Paolozzi.

Budu é o primeiro brasileiro a vencer o Concurso Internacional Clara Haskil na Suíça e, hoje, é considerado um dos mais importantes da atualidade. Em maio do ano passado, o pianista já havia tocado juntamente com a Camerata no concerto “Malediction de Liszt” também dentro da Série Música Clássica.

“Ele é um grande pianista. É expressivo e cativa a plateia com o seu talento e musicalidade”, exaltou o maestro da Camerata, Leonardo David. “Poder trazer o talento dos dois para o público capixaba nos deixa super felizes, é uma apresentação de muita qualidade musical”, complementou.

O nome do espetáculo “A Despedida da Polônia” é uma referência a uma das obras que fazem parte do repertório: “Concerto para piano nº 1, em mi menor, Op. 11” de Fréderic Chopin, na versão para orquestra de cordas. A obra, que será executada por Cristian Budu, foi a última peça escrita por Chopin para se despedir da Polônia, sua terra-natal. Conta a história que o compositor era ressentido com o país, por não conseguir obter sucesso por lá.

No repertório da apresentação, também encontra-se “Danças Folclóricas Romenas, Sz.56 BB 68” de Bartók, e “Pavane pour une infante défunte” do compositor francês Maurice Ravel.

Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro.

Concertos no Interior

No domingo (24), o concerto “A Despedida da Polônia” acontece no município de Linhares, primeira cidade a receber a “Série Concertos Itinerantes” em 2019. A apresentação acontece no Teatro do Sesi de Linhares, às 17 horas. Os ingressos também custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Saiba mais clicando aqui!

 

Conheça os convidados

Cristian Budu

Eder Paolozzi

Serviço

Série Música Clássica – A Despedida da Polônia

Quando: 23/03
Horário: 17h
Onde: Teatro do Sesi, Jardim da Penha, Vitória
Com: Cristian Budu (piano) e Eder Paolozzi (regência)
Ingressos:  R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Série Concertos Itinerantes – A Despedida da Polônia

Quando: 24/03
Horário: 17h
Onde: Teatro do Sesi, Linhares
Com: Cristian Budu (piano) e Eder Paolozzi (regência)
Ingressos:  R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Por Fiorella Gomes

Read More

Romance, tango e música brasileira no primeiro concerto da “Série Música de Câmara”

Em “Trio Fluence”, a Orquestra Camerata Sesi-ES recebe o clarinetista Cristiano Costa, o violoncelista Sanny Souza,  e o pianista Willian Lizardo. É neste sábado (16), às 17h, no Teatro do Sesi, em Vitória

Que tal curtir um concerto neste fim de semana? A Camerata Sesi-ES apresenta o espetáculo “Trio Fluence” neste sábado (16), no Teatro do Sesi, em Jardim da Penha, Vitória, às 17 horas. A apresentação faz parte da “Série Música de Câmara” e traz um programa especial com as pinceladas do gênio da música romântica, Ludwig Van Beethoven, imersão no tango suave e robusto de Astor Piazzolla, a melodia sentimental e brasileira de Marlos Nobre, e a música virtuosa e desafiadora de Jörg Widmann.

“Esse é o primeiro concerto da Série Música de Câmara em 2019, então nossa expectativa é enorme. Esse ano temos convidados muito especiais. Nesse abertura, trazemos um trio da nossa terra com três brilhantes instrumentistas”, conta o maestro da Camerata, Leonardo David.

Os músicos convidados são o clarinetista Cristiano Costa, primeiro lugar no concurso sul-americano de clarinetes realizado na cidade de San Miguel de Tucuman, na Argentina, e também vencedor do concurso jovens solistas da Orquestra Sinfônica de Goiânia; o violoncelista Sanny Souza, da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo; e o pianista Willian Lizardo.

Cristiano afirma que a ideia do concerto deste sábado é que o público presente se sinta numa galeria de arte musical. “Teremos os três instrumentos (piano, clarinete e violoncelo) em constante destaque, tanto individual como coletivamente. A expectativa é que o público possa apreciar a música de diferentes épocas e perceber a diferença entre elas.”, revelou.

“Trio Fluence”: Willian Lizardo, Sanny Souza e Cristiano Costa

A execução das obras serão feitas em diferentes formações: trio, duo e solo. “O resultado disso é um misto de sensações diferentes e também de abordagens. Será um concerto bem familiar e com explicações antes de cada obra. Queremos estar o mais próximo do público possível”, ressaltou clarinetista.

As obras escolhidas para o concerto são: “Trio em si bemol maior, Op. 11” de Beethoven; “Poema III, para violoncelo e piano” de Marlos Nobre; “Fantasia para clarinete solo” de J. Widmann. e “Outono Porteño” de Astor Piazzola.

Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do Teatro do Sesi. Os valores são R$ 10 reais a inteira e R$ 5 a meia.

Clique aqui e fique por dentro da programação de março.

Serviço

Série Música de Câmara – “Trio Fluence”
Quando: 16/03
Horas: 17h
Local: Teatro Sesi, Jardim da Penha – Vitória
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R $5,00(meia)
Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do Teatro do SESI

Por Fiorella Gomes

Read More

Camerata Sesi divulga atrações da temporada 2019

A Orquestra Camerata Sesi-ES acaba de anunciar as atrações para a temporada 2019. Completando 11 anos de estrada, a Camerata prepara apresentações de tirar o fôlego do público: são mais de 35 concertos, que acontecem em Vitória, Linhares, Colatina, São Mateus e Aracruz, consolidando sua presença no interior do estado, além de apresentações na celebrada Sala Cecília Meirelles, no Rio de Janeiro.

A abertura da temporada acontece neste sábado (23), às 17h, com “A Era Romântica: Paganini e Schubert”, no Teatro do Sesi, em Jardim da Penha, Vitória. Para o espetáculo, a Camerata recebe o jovem violinista Guido Sant’anna. E no domingo (24), às 11h, tem mais, com o início da série “Concertos Didáticos”.

A exemplo do que foi presenciado pelo público em 2018, neste ano a Orquestra reafirma as parcerias nacionais. Nomes como Danilo Caymmi, Ernane Aguiar e Flávio Mendes, estarão presentes no Teatro Glória, para uma homenagem a Tom Jobim e os 60 anos de Bossa-Nova, no dia 16 de abril, dentro da “Série Camerata Pop”. Na “Série Música Clássica”, o pianista Cristian Badu retorna ao estado para o concerto “A despedida da Polônia”, no dia 23 de março, com o regente Eder Paolozzi.

A fusão de gêneros musicais eruditos e populares, uma marca já registada da Camerata, também tem espaço na programação. Em junho, a Orquestra apresenta “Michael Jackson in Concert”, um tributo aos 10 anos da morte do Rei do Pop; em outubro, é a vez da aclamada “Rockestra”, que chega a sua 8ª edição com os consagrados clássicos do rock e, neste ano, conta com concertos também no interior do Estado no mês de novembro. Ainda em novembro, as trilhas sonoras que marcaram as telonas do Brasil e do mundo são apresentadas em “Back to the movies”.

Festivais

A temporada de 2019 da Camerata Sesi-ES traz ainda o II Festival de Música Clássica, onde os participantes desenvolvem atividades pedagógicas e artísticas, como concertos, máster-classes e apresentações sob supervisão dos professores do festival. Então, se você é amante do violino, viola, violoncelo e contrabaixo, já anota na agenda: o festival acontece de 15 a 28 de julho, no Sesi de Jardim da Penha, em Vitória, e conta com um Conselho de peso, formado pelos maestros Leonardo David, Claudio Cruz e Helder Trefzger.

Neste ano, a Camerata também apresenta o IV Festival de Ópera, no mês de agosto. Entre os dias 09 e 11, a Camerata executa “Tosca” de Giacomo Puccini e, entre os dias 23 e 25, “O elixir do amor” de Gaetano Donizetti.

Read More

Inédito: Convento recebe projeções em comemoração ao Natal com música da Camerata Sesi

Essa é a primeira vez em que um dos maiores símbolos religiosos do Espírito Santo ganha espetáculo de luzes e projeções artísticas. Natal da Paz e do Bem é uma realização do Sesi-ES, Convento e Vila Produções

 

Os moradores da Grande Vitória que olharem para o Convento da Penha no dia 21 de dezembro terão uma grande surpresa. Luzes e desenhos estarão dando ainda mais beleza ao monumento religioso localizado em Vila Velha, marcando a primeira edição do “Natal da Paz e do Bem”. Já quem estiver no Campinho do Convento, a partir das 19h deste dia, também poderá curtir o grande concerto preparado pela Orquestra Camerata Sesi-ES, sob regência do maestro Leonardo David.

O espetáculo de luzes e projeções artísticas em um dos maiores símbolos religiosos do Espírito Santo é algo inédito na história do Estado que será realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), o Convento da Penha da Província da Imaculada Conceição e da Vila Produções e Eventos, como conta o gerente de Cultura do Sesi, Marcelo Lages.

“Foi uma ideia que surgiu durante uma reunião de alinhamento e planejamento de eventos: fazer algo inédito e grandioso em um dos maiores símbolos religiosos do Estado para uma comemoração natalina. E assim começamos os diálogos”, contou. “Estamos planejando uma projeção mapeada que vai contar a história do Convento, um pouco da história religiosa da época, do presépio. Vai ser um vídeo mapping com essas histórias sendo contadas de forma dinâmica e esperamos que de Vitória possamos enxergar parte da projeção”, revelou.

Durante o evento, o público irá conhecer o presépio em tamanho natural que ficará aos pés do Convento da Penha. A ideia do “Natal da Paz e do Bem” é justamente resgatar a espiritualidade franciscana em relação à tradição da presença do presépio no Natal da cristandade, uma ideia originária de São Francisco de Assis.

Para isso, o evento contará com a apresentação do Coro Vox Victoria e da Orquestra Camerata Sesi-ES, que prepara um repertório com temas natalinos populares, trazendo principalmente as músicas mais conhecidas do público e já tradicionais dessa festividade.

Orquestra Camerata Sesi-ES se apresenta no dia 21 de dezembro no Convento da Penha

Orquestra Camerata Sesi-ES se apresenta no dia 21 de dezembro no Convento da Penha

Primeiro dia

O Natal da Paz e do Bem começa no dia 20 de dezembro, a partir das 19h, também no Campinho do Convento da Penha, quando será inaugurado o presépio em tamanho natural. Neste dia também haverá a projeção mapeada. A programação conta com apresentações do Coral Vox Victoria, sob a regência do maestro Sanny Souza, e apresentação da Banda Sinfônica da Polícia Militar.

A expectativa é que duas mil pessoas passem pelo Convento nos dois dias. Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos na Lanchonete do Convento ou no site Blueticket.

Os ingressos são limitados e dão direito a van para a subida até o Campinho. Os valores são R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada). É obrigatória a apresentação do documento de comprovação do benefício de meia-entrada no acesso ao evento.

Serviço

Natal de Paz e do Bem

Onde: Campinho do Convento da Penha, Vila Velha

Quando: 20 e 21 de dezembro

Horário: 19h

Ingressos: Lanchonete do Convento ou no site Blueticket

Valores: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada)

Informações: (27) 99900-8831 (ligações e whatsapp)

 

Programação

Quinta, 20 de dezembro de 2018

19h00 – Abertura do portão de acesso ao Convento da Penha

20h30 – Início do evento com Inauguração do Presépio do Campinho acompanhado pelo espetáculo de projeções artísticas de vídeo arte (vídeo mapping)

21h00 – Coro Vox Victoria

21h30 – Banda Sinfônica da Polícia Militar

22h30 – Encerramento

 

Sexta, 21 de dezembro de 2018

19h00 – Abertura do portão de acesso ao Convento da Penha

20h30 – Início do evento com a apresentação do Presépio do Campinho acompanhado pelo espetáculo de projeções artísticas de vídeoarte (vídeo mapping)

21h00 – Coral Cameria Ifes

21h30 – Orquestra Camerata SESI

22h30 – Encerramento

 

Por Fiorella Gomes

Read More

Quase cem alunos concluem cursos da Ocupação Social em parceria com o Sesi

Aconteceu, no último dia 30, a cerimônia de formatura dos alunos que realizaram cursos oferecidos pelo programa Ocupação Social, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), em parceria com o Sesi. Nessa segunda etapa, 92 alunos receberão seus certificados de conclusão de curso.

Os cursos oferecidos foram de Informática, Auxiliar de Panificação, Informática Básica e Auxiliar de Escritório, ministrados em bairros da Serra, de Vitória e de Vila Velha, onde já é realizado o programa Ocupação Social.

O principal objetivo do programa é a promoção de oportunidades de educação, de empreendedorismo e de renda para jovens com maior exposição à violência, por meio de ações que garantam a promoção e a defesa dos direitos humanos.

Read More

Camerata Sesi apresenta concerto romântico com composições de Mendelssohn

O próximo espetáculo da Camerata Sesi promete aquecer nossos corações com as melodias mais apaixonantes da Era Romântica (Século XIX). No dia 9 de novembro (sexta-feira), às 20 horas, será realizado um espetáculo em homenagem ao compositor alemão Felix Mendelssohn. Um dos musicistas mais famosos de sua época, o pianista e maestro é autor da música Sonho de uma Noite de Verão.

O evento faz parte da série Sesi Música de Câmara e vai receber o pianista convidado Elenísio Rodrigues. A apresentação também vai contar com a participação dos músicos Gabriela Queiroz (violino 1), Leonardo Pinto (violino 2), Nina Alencar (viola) e Fabrício Moura (cello).

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Sesi Jardim da Penha, das 9h às 18 horas, e custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada e trabalhadores da indústria). Também está rolando uma promoção especial que garante a meia entrada para quem curtir as páginas do Sesi e da Camerata Sesi no Facebook.

Compositor

Mendelssohn cresceu em Berlim, a cidade de sua mãe musical. Como “criança prodígio”, ele tocou piano também para o famoso poeta Goethe. Com apenas 17 anos, ele escreveu sua obra-prima: a abertura de “Sonho de uma Noite de Verão” em 1843. O músico deu impulsos essenciais para a vida musical alemã: em 1829, ele executou pela primeira vez, depois de quase 90 anos, a Paixão Segundo São Mateus (“Matthäuspassion”), de Bach (em Berlim), e fundou o primeiro conservatório da Alemanha (em Leipzig), em 1843.

Oficialmente, o compositor alemão morreu de um ataque de coração no dia 4 de Novembro de 1847, com apenas 38 anos, mas há quem diga que ele pode ter morrido de amor. Estudiosos na área dizem que as circunstâncias da morte de Mendelssohn podem estar relacionadas com uma paixão não correspondida pela soprano sueca Jenny Lind (Johanna Maria Lind, 1820-1887, imortalizada na galeria do canto lírico como a Rouxinol Sueca).

 

 

Repertório

Mendelssohn – Quarteto de Cordas n. 3 em ré maior, op. 44 n.1.

Mendelssohn – Trio para piano, violino e violoncelo n.1 em ré menor, op.49

Gabriela Queiroz, violino 1
Leonardo Pinto, violino 2
Nina Alencar, viola
Fabrício Moura, cello
Elenísio Rodrigues, piano (convidado)

Serviço

Data: 9 de novembro (sexta-feira), às 20 horas
Local: Teatro do Sesi Jardim da Penha, localizado à rua Tupinambás, em Jardim da Penha, Vitória
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada e trabalhadores da indústria)
Promoção: garanta a sua meia entrada curtindo a página do Sesi e da Camerata Sesi no Facebook
*Os ingressos são limitados e estão à venda na bilheteria do Teatro do Sesi de Jardim da Penha, das 9h às 18 horas.
Informações: (27) 3334-7323

 

 

Por Thaíssa Dilly

Read More

Jogos Estudantis 2018: estudantes capixabas vão competir em diversas modalidades esportivas

O Sesi ES, a Rede Vitória e a Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade) vão realizar, no período de 29 de outubro a 13 de novembro no Sesi de Jardim da Penha, os Jogos Estudantis do Espírito Santo, uma competição que vai envolver alunos de diversas escolas particulares do ES em duas semanas de jogos de diversas modalidades e categorias.

O objetivo do evento é promover a integração entre alunos de diferentes escolas; competições esportivas de diferentes modalidades e com nivelamento cada vez mais alto, preparando os alunos para grandes competições e contribuindo na formação de nomes fortes para o esporte nacional e até internacional.

A competição receberá 104 equipes nas modalidades Futsal, Futebol Society, Basquete, Vôlei, Natação, Tênis de Mesa, Handebol, sendo que novos esportes poderão ser incluídos de acordo com o perfil e as necessidades das escolas participantes.

De acordo com o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, a inciativa é muito positiva e tem tudo para ser extremamente produtiva. “O esporte é uma importante ferramenta na formação e nós esperamos que esse evento vire rotina no calendário capixaba”, declarou.

Já o diretor geral da Rede Vitória, Fernando Machado, declarou que o projeto confere ao esporte uma importância que nunca foi dada. “A Findes é um símbolo do Espírito Santo e eu estou muito feliz de estar envolvido neste projeto. É uma iniciativa que pode ser compartilhada para outros locais, estimulando a interação entre os estudantes, mirando o futuro”, disse.

Para o superintendente do Sesi-ES, Mateus Simões, os jogos serão uma oportunidade também para os alunos da instituição trocarem experiências com estudantes de outras instituições. “Nós temos o Jires, que são os nossos jogos internos. Mais de 9 mil pessoas passam pela unidade de Jardim da Penha entre competidores e torcida. Agora eles vão poder extrapolar os muros das nossas escolas”, explicou.

As inscrições para as escolas particulares interessadas em participar dos Jogos Estudantis ainda estão abertas. basta entrar em contato pelo e-mail vandrade@findes.org.br ou pelo telefone (27) 3334-5708.

Jires

O Sesi realiza uma competição interna entre os alunos das escolas da Grande Vitória e do interior. Os Jogos Internos da Rede Sesi (Jires) são realizados anualmente, com atividades esportivas para despertar a integração, desenvolver potencialidades e a inclusão entre os alunos.

 

 

Por Elaine Maximiniano

Read More