A temporada 2015 do Sesi Cultura será aberta ao público oficialmente nesta quarta-feira, dia 18 de março, quarta-feira, com apresentação da Orquestra Camerata Sesi, que receberá como convidados o compositor e arranjador Wagner Tiso, e o violoncelista tcheco Jan Zalud. O evento começa às 20h e será realizado no Teatro do Sesi de Jardim da Penha, com ingressos a preços populares: R$ 2,00 (inteira). O concerto faz parte da série “Sesi Música Clássica”.
“O repertório será com obras do compositor e pianista, Wagner Tiso, um dos mais renomados músicos e arranjadores do país. Ainda ouviremos duas obras do compositor tcheco Antonin Dvorak, “Silent Woods” e “Op.68”, e o “Rondo” para violoncelo e orquestra”, explica o maestro regente da Orquestra Camerata Sesi, Leonardo David. “Com Wagner Tiso a orquestra fará uma verdadeira excursão pela música popular de todo o Brasil, do samba ao frevo, em uma refinada mistura de sons”, completa.
Wagner Tiso
Wagner Tiso é um dos mais renomados músicos e arranjadores do país, com mais de 30 discos lançados em quatro décadas de carreira, além de trabalhos para TV, cinema e teatro. Fez parte do Clube da Esquina, inclusive participou do álbum de mesmo nome com Milton Nascimento e outros músicos seminais de Minas Gerais. Tiso aprendeu teoria musical com Paulo Moura e especializou-se em teclados. Participou do conjuntoSambacana em 1964 e dois anos depois foi trabalhar com o antigo mestre. Acompanhou diversos artistas, como Cauby Peixoto, Ivon Cury, Maysa e Marcos Valle.
Em 1970 entrou para a banda Som Imaginário, que acompanhava as apresentações de Milton Nascimento. Integrante do Clube da Esquina, logo começou a fazer sucesso no exterior, apresentando-se em Atenas e Montreux, e também acompanhando não só Milton, como também de Flora Purim, Ron Carter e Airto Moreira. Nos anos 70, foram dele os arranjos para Gonzaguinha, Paulo Moura, Johnny Alf, MPB-4, Dominguinhos, o próprio Milton e outros.
Jan Zalud
O violoncelista Jan Zalud nasceu em 1982, na República Tcheca. Aos 4 anos começou a tocar violoncelo. Teve aulas com os melhores mestres tchecos e europeus: na Academia de Belas Artes e Música em Praga, Miroslav Petras; no Conservatório de Música em Pardubicer; Centro Internacional de Excelência de Cordas Calahorra em Espanha, com Kazimierz Michalik, Michal Dmochowski, Ariel Tushinsky e Herwig Coryn; no Conservatório de Música de Madrid com Igoba Fanlo; no Instituto Internacional de Música de Câmara Reina Sofia, em Madrid e Ralf Gothoni Nebolsin Eldar. O músico recebeu máster classes com professores de renome, como Thomas Strahl e Daniel Veis (Semmering, Áustria), Raphael Wallfisch (Plzen, República Tcheca), Stefan Schilli e Bruno Canino (Madrid, Espanha), Luis Claret (Gijon, Espanha) e Young Song (Calahorra, Espanha). Apresentou-se como solista na República Tcheca, China, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Cuba, México, entre outros.
Jan leciona especialização em música em várias cidades europeias e americanas. Fez gravações para a Rádio Ceský Rozhlas como solista com a Orquestra de Câmara Virtuosos de Praga, com a Orquestra Filarmônica de Câmara de Praga e com a Orquestra da Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo. Em 2011 gravou o concerto completo de violoncelo e piano de Xavier Montsalvatge, para estúdios da Rádio Praga. Em 2013 gravou Sunsets Sonata para violoncelo e piano de Anton Garcia Abril, no estúdio da Rádio Praga. Tem realizado recitais solo e de música de câmara para várias cidades espanholas e latino-americanas tendo atualmente projetos em ciclos e festivais de música. Atualmente se apresenta na Orquestra Sinfônica do Estado de Puebla, como o violoncelista principal nomeado pelo Maestro da Orquestra, Fernando Lozano.
Orquestra Camerata Sesi e Leonardo David
O maestro Leonardo David tem se destacado no cenário musical capixaba desde 2008, quando participou da fundação da Orquestra Camerata SESI, sendo esta desde então uma das orquestras de cordas mais sólidas do país. Sob sua direção artística e regência titular, a jovem orquestra já atuou em grandes produções como as óperas Suor Angelica, Il Pagliacci, Cosi fan Tutte entre outras. Entre as principais qualidades da Camerata Sesi está sua absoluta diversificação no repertório, podendo executar tanto peças eruditas quanto populares, sendo notórias suas apresentações com sucesso de público como Rockestra (com repertório de clássicos do rock) e do Dia dos Pais (com hinos de times de futebol), além de estar sempre aberta a experimentações e inovações.
Leonardo David, regente da Camerata Sesi, desde 2011 é maestro adjunto da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Ofes), tendo à frente desta dirigido importantes obras como o Requiem de Verdi, Carmina Burana de Carl Orff e Requiem de Mozart. Entre as orquestras já dirigidas por Leonardo David destacam-se a World Youth Orchestra, a Orquestra Sinfônica Nacional do Paraguai, Orquestra Sinfônica de Recife, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Sergipe, Junge Philharmonie Salzburg, Orquestra Sinfônica Nacional da Bolívia, Orquestra Filarmônica Bachiana SESI – SP, Orquestra Sinfônica de Heliópolis – SP, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra de Câmara do Amazonas, entre outras. É Bacharel em Música pela FAMES, instituição onde também atuou como professor entre os anos de 2001 e 2008. Desde 2008 é aluno do renomado maestro Isaac Karabtchevsky, tendo frequentado desde então os cursos de regência da MIMO em Olinda – PE e o MusicaRiva em Riva Del Garda, na Itália.
Sesi Música Clássica apresenta: Orquestra Camerata Sesi com Wagner Tiso e Jan Zalud
Data: 18 de março
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesi de Jardim da Penha – Rua Tupinambás, 240 – Jardim da Penha – Vitória/ES
Ingressos: R$ 2,00 (inteira)
Vendas: Das 9h às 18h – na Central de Atendimento do Sesi de Jardim da Penha; no dia do evento, a partir das 18h, na Bilheteria do Teatro.
Classificação: livre
Informações: (27) 3334-7300
Realização: Sesi Cultura