“A música é a abreviação da emoção”, disse Tolstói ao descrever a música como uma força cultural tão poderosa que, por exemplo, é capaz de emocionar e despertar sensações em todas as pessoas, desde a capacidade de enviar arrepios na sua espinha ou fazer o seu coração inchar de alegria através do uso de diferentes arranjos musicais. É essa experiência que alunos do Sesi estão presenciando no ambiente escolar.
Com apresentações de tirar o fôlego, a Orquestra Camerata Sesi está encantando alunos e professores com belíssimos espetáculos musicais realizados em auditórios e ginásios nas unidades da Grande Vitória. As primeiras escolas a receber a visita dos musicistas foram Porto de Santana, Campo Grande, Araçás e Cobilândia. Os espetáculos fazem parte do projeto Sesi Música Clássica nas Escolas.
Segundo a coordenadora do Sesi Campo Grande, Cíntia Albuquerque, a vinda da orquestra na escola ressalta a música como um elemento de suma importância no processo educativo e sensibilização na dimensão humana. “O que mais chamou a atenção foi ver o encantamento nos olhos dos alunos. Os jovens ficam encantados e criam expectativas referentes aos instrumentos e como poderiam estreitar a relação entre eles. Além da empolgação em ouvir a música clássica e ver os instrumentos de perto, foi possível perceber a vontade dos alunos em se conectar com o estímulo cultural ofertado. Percebi no olhar o deslumbramento e admiração pela apresentação da orquestra”, relatou.
As apresentações também despertam nos alunos a curiosidade e interesse na música clássica. “Foi muito bom, pois foi uma aula mais divertida e espontânea. Aprendi muito”, disse Bruna Victoria, aluna do 7º ano no Sesi Campo Grande. Já o estudante da 3º série, Marques Vinicius Volkers, falou que “o evento realizado foi de grande repercussão nos corredores da escola, além de ser nítido o agrado e interesse dos alunos pela música clássica”.
O evento “Concertos Didáticos” tem o objetivo de gerar o interesse nos alunos de participarem do projeto “Música Clássica na Escola”, que oferece aulas gratuitas de quatro instrumentos: violino, viola, violoncelo e contrabaixo. As aulas são oferecidas por 16 professores, também músicos da Orquestra Camerata Sesi.
“A música tem o poder de expressar todo o sentimento interior, estimula e é envolvente, além de ser importantíssima no ensino. Por exemplo, na matemática quando pegamos uma partitura pra tocar, podemos ver fração em todo o andamento” destacou Alexandre Odilon Rampasso Miglinas, professor de matemática do Sesi Cobilândia.
Para a estudante Gabriela Nascimento Venâncio, da 3º série do Sesi Cobilândia, a apresentação musical lhe trouxe uma sensação de paz. “Mostra que a música clássica vale tanto a pena ouvir quanto a música cantada, pois dá pra sentir aquilo que os músicos querem transmitir. Me chamou atenção também o fato do maestro ter apresentado os instrumentos. Muitos não sabiam as diferenças e qual a função deles em uma orquestra”.
Próximos concertos
Os Concertos Didáticos acontecerão, durante o mês de setembro, em todas as unidades da Grande Vitória nos turnos matutino e vespertino, em auditórios ou ginásios nas escolas. Na próxima quinta-feira (27), as unidades do Sesi em Maruípe e Laranjeiras vão receber a visita da orquestra. Já na sexta-feira (28) acontecerá o concerto no Sesi Jardim da Penha. A Orquestra Camerata Sesi faz apresentações de 30 minutos em duas unidades por dia.
“Inserir a cultura no sistema de ensino amplia as possibilidades de aprendizagem, integra os diferentes saberes, desenvolve habilidades, é um elemento socializador, capaz de formar um indivíduo crítico e conhecedor da sua origem, além de um forte agente para retenção dos alunos nas escolas” ressaltou Marcelo Lages, gerente de Cultura do Sesi-ES.
Por Thaíssa Dilly